Desenvolvimento Urbano é discutido na Conferência Municipal da Cidade

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul (Ipplan) realiza nesta quinta (2) e sexta-feira (3), no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas), a 5ª Conferência Municipal da Cidade. O evento é aberto ao público e tem como foco principal fortalecer e estimular a participação social e contribuir para o avanço das políticas públicas de desenvolvimento urbano. O tema desta edição é "Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já!". A iniciativa da conferência é do Ministério das Cidades e conta com apoio do Conselho das Cidades (ConCidades), conforme a Resolução Normativa Nº 14 de 6 de junho de 2012, que aprova o Regimento da 5ª Conferência Nacional das Cidades, agendada para o período de 20 a 24 de novembro, em Brasília. No site da Prefeitura os(as) interessados(as) podem fazer a inscrição para participar do evento e conferir a programação que, na quinta-feira (2), vai das 8 horas às 21h30 e, na sexta-feira (3), inicia às 8 e termina às 12 horas.

Objetivos da 5ª Conferência Municipal da Cidade:

-Propor a interlocução entre as autoridades e gestores públicos da União, estados, Distrito Federal e municípios com os diversos segmentos da sociedade sobre assuntos relacionados à Política e Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano.

-Sensibilizar e mobilizar a sociedade brasileira para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes nas cidades brasileiras.

-Propiciar a participação popular de diversos segmentos da sociedade, considerando as diferenças de sexo, idade, raça e etnia, para a formulação de proposições e realização de avaliações sobre as formas de execução da Política e Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano e suas estratégias.

-Propiciar e estimular a organização de conferências das cidades como instrumento para garantia da gestão democrática das políticas de desenvolvimento urbano nas regiões, estados, Distrito Federal e municípios.

Temas e palestrantes:


Políticas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade (Edson Cattoni)

Arquiteto e urbanista com experiência na área de planejamento urbano e territorial com enfoque participativo para elaboração de plano diretor municipal. Iniciou sua trajetória de planejador urbano como coordenador executivo da equipe FEESC/UFSC no projeto de revisão do plano diretor participativo da cidade São José (SC), em 2002. Desde então, atua em consultorias para planejamento territorial e urbano, e em processos de revisão de planos diretores municipais. 

Participação e controle social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (Roberta Noroschny Schiessl)

Advogada, formada pela Faculdade de Direito de Curitiba, pós graduada em direito empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e especialista em direito ambiental e urbanístico pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Cientista política pela Konrad Adenauer Stiftung (Wesserling-Alemanha), auditora ambiental pelo Institute of Environmental Management and Assessment (Inglaterra). Foi advogada interna de multinacional, assessora jurídica do Núcleo de Meio Ambiente da Associação Comercial e Industrial de Joinville, diretora presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Joinville, ex-presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Joinville.


Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (Marcio Manoel da Silveira)

Diretor de Desenvolvimento Econômico do Município de Jaraguá do Sul, empresário, bacharel em Administração e especialista em Gestão Empresarial pela FERJ/Instituto Universitário Católica de Santa Catarina, especialista em Gestão de Parques Tecnológicos e Cluster pela Universidade de Barcelona/UFSC, ex-presidente da Federação das Micro e Pequenas Empresas do Estado de Santa Catarina (Fampesc) – 2009/2013) e conselheiro do Sebrae desde 2007.


Instrumentos e Políticas de Integração Intersetorial e Territorial (Luiz Antonio Luz Constante)

Arquiteto e urbanista, com especialização em Gestão Pública, Planejamento Urbano e Regional, Habitação Popular, Projetos de Prédios Públicos, Paisagismo Predial e Urbano, Planejamento Participativo e Obras Residenciais. Conselheiro do Conselho Federal das Cidades e conselheiro de Meio Ambiente de São Francisco do Sul e conselheiro de Joinville.

Painel: Cidade Sustentável (Ariadne dos Santos Daher)

Arrquiteta e urbanista formada pela Universidade Federal do Paraná (1999), com especialização em Gestão Técnica do Meio Urbano pelo GTU International/Pontifícia Universidade Católica/Université de Technologie de Compiègne (2001) e mestrado em Planejamento do Desenvolvimento Urbano pela University College London (2003), sendo contemplada com bolsa Chevening Scholarship, do Conselho Britânico. Em 2012 recebeu bolsa do International Council of Canadian Studies para conhecer projetos de desenvolvimento urbano em cidades canadenses. Desde 2004, é professora das disciplinas de Projeto de Urbanismo e Projeto de Paisagismo na Universidade Tuiuti do Paraná. Com experiência profissional em planejamento urbano e regional adquirida na Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), atualmente é sócia da Jaime Lerner Arquitetos Associados, onde trabalha desde 2006.

Fonte: Benyamin Parham Fard – presidente da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul (Ipplan) – (47) 3374-2772

Altamir Ricardo
Jornalista (0003380 SC)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8031