You are currently viewing Exposições na Festa do Divino de Barra Velha em 2013

Exposições na Festa do Divino de Barra Velha em 2013

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Fundação de Turismo Esporte e Cultura de Barra Velha e Irmandade do Divino Espírito Santo convida a todos para prestigiarem as exposições que ocorrerão no Salão Superior da Paróquia Divino Espírito Santo durante a Festa do Divino – 18 a 20 de Maio.

Pela Primeira vez, Barra Velha receberá a exposição: "O Culto ao Espírito Santo no Brasil Meridional" com fotografias de Joi Cletison do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina. Sem dúvida uma das maiores expressões da Cultura Açoriana no Estado de Santa Catarina é o Culto ao Espírito Santo. Esta herança é demonstrada através das nossas Festas do Divino onde o sagrado e o profano convivem lado a lado e foi esta temática que Joi Cletison escolheu para esta exposição. A exposição é composta por 20 fotos no tamanho 50X70 cm, ampliadas em papel fotográfico fosco em cores. As imagens foram capturadas em diversas festas do Divino que acontecem no litoral de Santa Catarina. Na exposição estaremos mostrando a devoção que a comunidade do litoral tem no Espírito Santo, bem como os cortejos, a coroação, os peditórios, as novenas, etc. Esta exposição já foi mostrada em Porto Alegre durante o 2º Congresso Internacional das Festas do Divino Espírito Santo. Também foi exposta em 2006 no Palácio dos Capitães Generais na cidade de Angra do Heroísmo nos Açores/Portugal. Outra coleção está itinerando pelas outras ilhas do Arquipélago dos Açores e depois circulou o Canadá e os EUA onde temos uma colônia muito forte de açorianos.

Haverá também a exposição, "Retratos do Divino em Barra Velha" com fotografias antigas e recentes do Peditório, Cortejo Imperial e Coroação dos Imperadores. A Festa do Divino é marcada por uma profunda religiosidade popular. Todos os anos, aproximadamente nos dois meses que antecedem a Festa, as bandeiras (uma azul e outra vermelha) percorrem os municípios de Barra Velha e São João do Itaperiú. Primeiramente os fogos e o tambor anunciam que as bandeiras, juntamente com os foliões, carregadores das bandeiras e devotos se aproximam. A visita das bandeiras às famílias gera uma grande emoção, principalmente nos mais velhos. Os foliões entoam suas cantorias, uma oração é realizada, a oferta é entregue e o convite para os festejos marca a passagem das bandeiras nas famílias. Ocorrem também as novenas preparatórias que, de alguma forma, lembram as antigas festividades onde "tudo era gratuito". Após as celebrações, os noveneiros (instituições do município) oferecem uma janta aos participantes das novenas. Seguindo o calendário litúrgico, a Festa ocorre junto à celebração do Pentecostes e, por três dias, Barra Velha vive um clima diferente: é a Festa do Divino. A Bandeira emociona, alegra e deixa saudades. A tradição se cumpre e a Bandeira vai embora, mas volta no outro ano renovando a tradição.  

Prestigie essas Belíssimas Exposições!

Quando: 18 à 20 de Maio – Durante a Festa do Divino de Barra Velha

Local: Salão Superior da Paróquia Divino Espírito Santo

Gratuito e para todos os Públicos

Realização: Fundação de Turismo Esporte e Cultura e Irmandade do Divino Espírito Santo de Barra Velha

Assessoria de Comunicação 

Fones (47) 3446-7745 – 99048305