You are currently viewing Escola de Música comemora 22 anos hoje (29 de maio)

Escola de Música comemora 22 anos hoje (29 de maio)

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Escola de Música Jazz Band Elite completou 22 anos no dia 29 de maio em prol do desenvolvimento cultural e musical de Corupá. Para comemorar a data, promoveu o concerto "Jazz Band Elite 22 anos". Foi no dia 29 de maio (quarta-feira), na Igreja Luterana, no Centro, com início às 20 horas.

A Escola de Música foi fundada em 29 de maio de 1991, com o nome de Jazz Band Elite, em homenagem a antiga banda, que iniciou suas atividades em 1901. O objetivo foi desenvolver a cultura musical e capacitar crianças, jovens e adultos  para formação da Banda Municipal Jazz Band Elite.

Ao longo dos anos, a escola proporciona atividades culturais à comunidade, descobrindo talentos musicais e preparando músicos para integrar a banda. Os trabalhos são mantidos pela Prefeitura de Corupá, por meio da Divisão Municipal de Cultura, com apoio da AFPABEMJABE(Associação de Funcionários, Pais, Alunos e Benfeitores).

Diretoria da Escola de Música

A Escola de Música Jazz Band Elite de Corupá conta com o apoio de uma diretoria atuante, que investe constantemente na compra de instrumentos musicais e materiais necessários para o bom funcionamento da escola.

A diretoria atual está assim constituída:

Presidente: Antônio Fossile

Vice-presidente: Elisabete Tomazelli

Tesoureira: Maria Aparecida Rosa

Vice-tesoureira: Marcia Rohrbacher

Secretário: Kamila Arza Beez

Vice-Secretária: Edinete Zancanella

Conselho Fiscal: Rosangela D. Franceschi, Samuel Gessner, Ivone Kopsch, Lauro Wendorff, Arlene Strelow

II Encontro de Bandas

Outro grande evento em comemoração ao aniversário é o II Encontro de Bandas, que acontecerá de 26 a 28  de julho de 2013, no Seminário Sagrado Coração de Jesus. O objetivo do evento é proporcionar oficinas de instrumentos mais utilizados em uma banda, oferecendo conhecimento técnico para aprimorar habilidades.

As oficinas serão ministradas por professores de renome e direcionadas a  integrantes da Jazz Band Elite e de outras bandas musicais do Estado, músicos e convidados.

Aulas de música de diversos instrumentos

A  Escola de Música Jazz Band Elite funciona das 7h30min às 22h. É  coordenada por Maria Aparecida Rosa, Chefe da Divisão de Cultura e Elizabete Tomazelli, Gerente de Cultura.

Atualmente atende 220 alunos, que frequentam aulas de diversos instrumentos: violino, violão, metais sopro e palhetas, percussão, gaita, teclado, aulas de musicalização infantil e canto coral infantil. A idade mínima para matrícula é a partir de 4 anos de idade, sem idade máxima para integrar a escola.

Desde 2009, a escola ampliou a oferta de cursos e aulas nos três períodos, para atender a demanda da lista de espera e demais interessados. Os cursos oferecidos são: clarinete, trombone, saxofone, acordeon, teclado, violino, flauta doce, violão, flauta transversal, bateria, guitarra, baixo, percussão, trompete, tuba, bombardino, teoria musical, canto coral e musicalização infantil.

A regência é do maestro Lauro Wendorf Junior e as aulas são ministradas pelos professores: Raphael Sérgio Paterno, Maycon Jonas Ponath, Kamila Langhmammer Arza Beez, Samuel Gessner, Ricardo Dirceu Romão, Kattieli Gerhardt Faleiro Yargas  e como professor auxiliar Jackson Wajand. A escola proporciona a seus professores e alunos cursos de capacitação como Femusc e outros.

A Jazz Band Elite participa ativamente em programações culturais dos mais diversos gêneros, buscando  acima de tudo elevar a cultura musical corupaense. Apresenta-se em escolas, festivais, festas, desfiles, festivais natalinos dentro e fora da região.

Projeto Banda Mirim

No segundo semestre de 2011, teve início o projeto Banda Mirim, com objetivo de formar uma banda musical com crianças que estão iniciando seu processo de musicalização na Escola de Música. Esta formação visa preparar as crianças  para futuramente integrarem a Banda Municipal Jazz Band Elite.

"Com isto, promovemos a transição entre o projeto Banda Mirim e o mundo do trabalho, capacitando crianças com conhecimentos e habilidades gerais específicas para o exercício de atividades produtivas, tanto na formação e integração da Banda Mirim como também nos grupos e ações artísticas de sua comunidade", destacou Cida Rosa, Coordenadora da Escola de Música.

Intercâmbio cultural com banda alemã Kaiserbachmusikanten

No dia 27 de março deste ano, o município de Corupá foi brindado com o concerto da banda alemã Kaiserbachmusikanten, da cidade de Gossersweiler-Stein, que esteve em turnê pelo Brasil, passando por Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. As cidades contempladas com apresentações em SC foram Corupá e Timbó, onde a banda fez intercâmbio musical e cultural com  as bandas locais. A apresentação da Keiserbachmusikanten aconteceu no auditório do Teatro Anchieta, no Seminário Sagrado Coração de Jesus e contou com presença de grande público.

História da atual Escola de Música Jazz Band Elite     

A Escola de Música Jazz Band Elite de Corupá foi fundada em 29 de maio de 1991, por meio da Lei Municipal 758/91, na gestão do então prefeito Ernesto Felipe Blunk. O nome é uma homenagem a antiga  Jazz Band Elite, que teve início em 15 de novembro de 1929.

Os estudos  e aprendizagem da música originaram a primeira audição em dezembro de 1991, com a participação de 40 alunos e a formação da banda.   Nos primeiros anos, os alunos matriculados estudavam gratuitamente e recebiam instrumentos sob forma de empréstimos.

A coordenação inicialmente foi de Iraclidia Solamon, posteriormente de 1993 a 2004 por Maria Aparecida Rosa, de 2005 a 2006 por Lane Annegret Krobot Weidner e desde então, novamente por Maria Aparecida Rosa.

O primeiro professor e regente da banda foi o Maestro José Sluminski, que muito se empenhou pelo crescimento e formação de músicos amadores e profissionais. Permaneceu na regência da banda durante 11 anos, de 1991 a 2002.

No ano de 2003, o até então professor, aluno e integrante da banda, Lauro Wendorf Junior assumiu a regência e continua até hoje à frente deste trabalho, auxiliado pelos professores da escola.

Projetos já desenvolvidos

Ao longo dos anos a Escola de Música desenvolveu diversos projetos como "Música nas escolas", em 2001, através do oferecimento de aulas extra-classe aos alunos das Escolas Francisco Mees e Aluísio Carvalho de Oliveira.

Desde a sua criação, a Jazz Band Elite fez inúmeras apresentações, participando ativamente dos eventos no município, na região, pelo estado de Santa Catarina e até internacional, quando em 2002 viajou ao Chile, e participou do Encontro Internacional de Bandas na cidade de Melipilla.

Em 2003, a banda enfrentou o desafio de gravar um programa natalino, juntamente com os demais núcleos artísticos da Fundação Municipal de Cultura – Coral e o Grupo de Teatro Fazendo Arte – para a Rede Globo de Televisão, no programa Globo Rural.

Desde 2006,  a Jazz Band Elite está filiada à Federação de Bandas e Fanfarras de Santa Catarina, integrando-se assim na organização e formação das corporações, musicais nesta área em nosso estado, habilitando-se para participação em oficinas de capacitação, no Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras, apoio a projetos culturais e sociais e whorkshop com regentes, instrumentistas e organizadores.

Em 2009, a Escola desenvolveu o Projeto Cultura na Escola (PCE), com objetivo de oferecer atividades educativas, musicais, culturais, e de lazer aos alunos de 3ª a 8ª séries das redes municipal e estadual de ensino de Corupá, no contraturno  das escolas. Este projeto contemplava aulas de musicalização, aulas de coral, flauta e percussão oferecidas nas escolas municipais Aluísio Carvalho de Oliveira José Pasqualini, Francisco Mees. Uma das ações do projeto é implantar uma fanfarra em cada escola.

A implantação do projeto estava em consonância com o projeto de lei nº 11769, sancionado pelo presidente Lula em 18 de agosto de 2008, que torna a música novamente obrigatória para o ensino fundamental e médio de todas as escolas brasileiras. O projeto teve ótima aceitação e atendeu naquele ano 640 alunos. O  ensino da música é uma forma de ocupar o tempo ocioso dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania", diz Cida Rosa, Chefe da Divisão de Cultura.

Desde 2010, a Escola de Música oferece Musicalização Infantil  para crianças, com atividades que desenvolvem noções de pulso, ritmo, coordenação motora, criatividade, interpretação, senso crítico, convivência em grupo permitindo a um bom desenvolvimento sócio intelectual. O objetivo é despertar o interesse e gosto pela música.

Escola de Música na Internet

Para acompanhar as notícias, a Escola de Música fez um blog, em que os alunos e interessados podem acompanhar os eventos, dos quais a banda participa: emjazzbandelite.blogspot.com e também no site http://www.escolademusicajbe.webnode.com/

E você pode curtir a página da escola no Facebook: Escola de Música Jazz Band Elite.

História da antiga Jazz Elite de 1929

A Escola de Música Jazz Band Elite de Corupá foi fundada em 29 de maio de 1991, por meio da Lei Municipal 758/91, na gestão do então prefeito Ernesto Felipe Blunk, completando 22 anos neste ano. O nome é uma homenagem a  antiga Jazz Band Elite, que teve início em 1901 com Andréas Linzmeyer e a família Linzmeyer, uma das mais famosas da redondeza. 

Ao longo dos anos, esta banda passou por várias transformações, sucessos e dificuldades. No entanto, com a mudança de vários integrantes da família para outras localidades,  encerrou  suas atividades em 1929.

O amor pela música foi mais forte e  novos integrantes continuaram o trabalho musical iniciado há três décadas. Formaram a Jazz Band Elite com novos membros da família Linzmeyer e pessoas ilustres da comunidade corupaense.

A  antiga Jazz Elite foi fundada em 15 de novembro de 1929, com a participação de 10 músicos. Esta banda tornou-se famosa e apresentou-se em diversos estados brasileiros, transformando os músicos no orgulho de Corupá. Com o surgimento da bossa nova que rejeitava a música tradicional, a  Jazz Band Elite extinguiu-se na década de 60 e os seus instrumentos foram vendidos para o ferro velho.

Mais informações com Cida: 3375-1399