You are currently viewing Jaraguá do Sul recebe oficina para discutir combate as drogas

Jaraguá do Sul recebe oficina para discutir combate as drogas

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

"Precisamos trabalhar de maneira integrada, intersetorial com todas as secretarias e a sociedade. Essa é uma parceria entre o Governo do Estado, Prefeituras, os conselhos e o terceiro setor. Estamos trabalhando para tornar Santa Catarina um Estado de referência no enfrentamento às drogas ". Com esta frase o Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), João José Cândido da Silva abriu os trabalhos da 1ª Oficina de Mobilização Intersetorial de Políticas Públicas sobre Drogas da Mesorregião de Jaraguá do Sul.

O evento que reúne representantes de 32 municípios: Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, Schroeder, Blumenau, Gaspar, Ilhota, Luiz Alves, Pomerode, Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Garuva, Itapoá, Joinville, São Francisco do Sul, São João do Itaperiú, Campo Alegre, Itaiópolis, Mafra, Monte Castelo, Papanduva, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó debatem desde a noite de terça-feira, propostas desta região, que devem integrar o Plano Catarinense de Políticas Públicas sobre Drogas.

O Plano será baseado no trabalho intersetorial das instituições que participam do evento e possuem ações diretas ou indiretas relacionadas à questão das drogas. A oficina será realizada nos dias 25 e 26 de junho, no auditório da Sociedade Cultural Artística (SCAR), em Jaraguá do Sul, a partir das 18h30min. Durante a abertura os 15 membros do colegiado gestor da região serão empossados.

O prefeito de Jaraguá do Sul Dieter Janssen ressaltou que o tem drogas deve ser trabalho com atenção redobrada. "É um mal que afeta nossas cidades, que auxiliam no aumento da violência. Sou um combativo contra este mal. No período em que estive deputado já levantava este tema para que ações efetivas pudessem ser desenvolvidas", salientou.

Ele disse ainda que é preciso impedir o avanço das drogas em nossa sociedade e para isso é preciso união de forças em todas as esferas. Que deste evento possam surgir iniciativas para o enfrentamento de forma efetiva as drogas.

As propostas da região de Jaraguá do Sul para o Plano Catarinense de Políticas Públicas sobre Drogas nos trabalhos de grupo seguiram ainda na quarta-feira (26/06). Os participantes foram distribuídos nos seguintes eixos: saúde intersetorial; segurança pública; cidadania e justiça; educação e prevenção intersetorial; assistência social e trabalho intersetorial e controle social e comunidades terapêuticas.

AOficinas – A oficina regional de Jaraguá do Sul é a segunda de sete oficinas que serão realizadas no Estado até o final de 2013. Estão previstas ainda oficinas regionais em Chapecó, nos dias 23 e 24 de julho, e também as oficinas de São Miguel do Oeste, Joaçaba, Criciúma e Lages em datas a serem definidas. A de Florianópolis foi realizada em 10 e 11 de junho. Os técnicos que participarem das Oficinas Regionais vão definir as prioridades que devem fazer parte do Plano Catarinense de Políticas Públicas sobre Drogas.

Foram convidados para participar das oficinas os técnicos das Secretarias de Estado da Assistência Social; Saúde; Justiça e Cidadania; Educação; Segurança Pública; Casa Civil; Conselhos tutelares, Conselhos de segurança, Conselhos municipais antidrogas (Comads); Fundações; Comunidades terapêuticas; Ministério Público; Tribunal de Justiça; representantes de escolas particulares e de entidades socioeducativas e prisionais; além da Frente Parlamentar de Combate e Prevenção às Drogas da Assembleia Legislativa (Alesc).

Ricardo Portelinha
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
47 2106 8095 | 47 9946 4470
portelinha.comunicacao@jaraguadosul.sc.gov.br
http://www.jaraguadosul.sc.gov.br/