As escolas municipais Professora Gertrudes Steilein Milbratz (bairro Rio da Luz) e Antônio Estanislau Ayroso (bairro Jaraguá 99) realizaram na segunda-feira (8) e nesta terça-feira (9) a socialização dos projetos de Robótica Educacional. Os trabalhos são desenvolvidos com a montagem de protótipos robotizados usando o kit do material didático Lego Educacional. Os projetos abrangem diferentes temas, de acordo com a escolha de cada escola. Aproximadamente 200 alunos do 6º ao 9º ano, de nove escolas municipais, estão envolvidos nas atividades, que são desenvolvidas no próprio ambiente escolar durante três horas semanais (extraclasse).
Na unidade do Rio da Luz, 16 equipes formadas por quatro alunos montaram uma mini fábrica de papel, dividida em setores de transporte de madeira até a indústria, lavação e trituração da madeira, aquecimento da madeira, misturador e secador, enrolação e estocagem das bobinas de papel e distribuição do papel no varejo, além da exposição de tipos de papel e a evolução do produto ao longo dos anos. Já na unidade do Jaraguá 99, os estudantes fizeram uma maquete de praia e seu entorno urbano. Os robôs são acionados no recolhimento do lixo, filtragem da areia e na detecção de metais.
Até a conclusão dos projetos, os estudantes passam por quatro etapas: reconhecimento e contagem das peças a serem manuseadas; escolha e montagem do protótipo a partir de pesquisas em revistas especializadas; programação dos protótipos por meio do software Robolab; e apresentação do trabalho concluído à comunidade escolar. No projeto final os alunos são desafiados a desenvolver projetos relacionados a uma temática curricular. Todos os trabalhos devem atender a critérios de viabilidade de execução incluídos na proposta pedagógica do Plano de Desenvolvimento Escolar (PDE) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A socialização dos trabalhos é realizada duas vezes por ano.
Programação da socialização do projeto Robótica Educacional:
-8 de julho, das 9 às 15 horas – Escola Professora Gertrudes Steilein Milbratz (bairro Rio da Luz).
-9 de julho, das 9 às 15 horas – Escola Antônio Estanislau Ayroso (bairro Jaraguá 99).
-10 de julho, das 9 às 11 horas – Escola Max Schubert (bairro Três Rios do Norte).
-10 de julho, das 9 às 15 horas – Escola Albano Kanzler (bairro Vila Lenzi).
-11 de julho, das 9 às 15 horas – Escola Machado de Assis (bairro João Pessoa).
-15 de julho, das 9 às 15 horas – Escola Marcos Emílio Verbinnen (bairro Estrada Nova).
-16 de julho, das 14 às 16 horas – Escola Cristina Marcatto (bairro Jaraguá Esquerdo).
-7 de agosto, das 14 às 16 horas – Escola Ribeirão Molha (bairro Rio Molha).
-9 de agosto, das 9 às 15 horas – Escola Alberto Bauer (bairro Czerniewicz).
Fonte: Leila Portz da Silva – articuladora de Tecnologias Aplicadas à Educação da Semed- (47) 2106-8134
Altamir Ricardo
Jornalista (0003380 SC)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8031
id9354@jaraguadosul.sc.gov.br
Horário: das 7h30 às 11h30 e das 13 às 16 horas
Mais notícias no site http://www.jaraguadosul.sc.gov.br/