Meio Ambiente : Tifa Martins poderá ganhar espaço de lazer

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Enviado por Emerson Gonçalves de Almeida – Comunicação em 19/07/2013 14:10:00 (163 leituras)

Aconteceu no dia 18 de julho, no gabinete do prefeito Dieter Janssen, reunião entre Amvali, Fujama, Polícia Militar e o Grupo Gerar, para discutir sobre o projeto para construção de Centro Regional de Treinamento para Atendimento a desastres e Base Operacional para Polícia Militar Ambiental, na Rua Irineu Franzner, s/nº, bairro Tifa Martins.

A intenção da instalação de equipamentos ligados a segurança surgiu com os trabalhos de revitalização que estão sendo executados pela FUJAMA, em terreno da Prefeitura naquele bairro. O objetivo é que administração faça cessão de uma das áreas dentro do terreno para que o projeto possa ser executado.

De acordo com Leocádio Neves e Silva, " foi apresentado ao prefeito de Jaraguá do Sul um projeto que prevê a construção de um centro de treinamento para atendimentos a desastres e base a operacional para a polícia militar ambiental naquela região.

O prefeito Dieter gostou e sugeriu também que ampliássemos e adequássemos na área um parque para uso da população".O objetivo é que, com a execução do projeto abre a possibilidade de abrigar no local, inicialmente, um destacamento da Polícia Militar Ambiental (PMA), com espaço para o desenvolvimento de projetos de educação ambiental que são desenvolvidos pela PMA e pela FUJAMA. "No mesmo espaço será construído um centro de treinamento (CT) com áreas destinadas ao treinamento de profissionais de toda a região da AMVALI no atendimento a operações em desastres, como é o caso de desmoronamentos, deslizamentos, etc", explicou Paulo de Almeida, do Grupo Voluntário de Busca e Salvamento GERAR e Consultor de defesa Civil da AMVALI .

O CT para atendimento a desastres será destinado ao uso de todas as instituições da região, para capacitação de equipes que atuam no atendimento a desastres e a sua gestão será feita pelo Grupo Voluntário de Busca e Salvamento GERAR. O centro contará com áreas sala de treinamentos, alojamentos, base operacional para funções administrativas da PMA, campo com escombros para treinamento de busca e resgate em desmoronamentos e estruturas colapsadas, campo para treinamento de busca e resgate em deslizamentos, corridas de massa, etc. entre outros itens de igual importância.

Cogitou-se a possibilidade ainda de manter, além da base operacional da PMA, uma base para a Polícia Militar, para rondas ostensivas no local e a criação de um parque municipal.A proposição do projeto fica a cargo da AMVALI, que terá instituições apoiadoras como a Polícia Militar Ambiental, PMSC, Coordenadoria Regional de Defesa Civil, Ministério Público, FUJAMA, Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul e Grupo Voluntário de Busca e Salvamento GERAR.

O Prefeito Dieter Janssen, sinalizou positivamente para a cessão do espaço. O próximo passo é a elaboração do projeto arquitetônico da área construída, o qual será desenvolvido pela AMVALI, tomando como base os padrões exigidos pela PMSC, para instalação do destacamento com possibilidade de evoluir para um pelotão. Neste projeto constará também um parque municipal que estará integrado aos equipamentos públicos que poderão ser instalados neste terreno.

Participaram do encontro Dieter Janssen, prefeito de Jaraguá do Sul, Leocádio Neves e Silva, presidente da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente, Alessandro Hansen Vargas, secretário executivo da AMVALI, Tenente Coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, Comandante do 14º BPM, o Capitão Alexsandro Kalfeltz, da Corregedoria do 14º BPM e Paulo de Almeida, do Grupo Voluntário de Busca e Salvamento GERAR e Consultor de defesa Civil da AMVALI.