A abertura oficial do evento ocorre no dia 15
A Fundação Cultural de Jaraguá do Sul promove, na Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa, o II Circuito de Contação de Histórias, que ocorre de 15 a 30 de agosto, com 22 espetáculos, sempre às 9 e 15 horas. A solenidade de abertura do evento está agendada para o dia 15, em dois horários, às 15 e às 19 horas, na biblioteca, com o espetáculo "Shantaram", contos indianos de paz, de Sérgio Bello. Com os objetivos de promover a literatura e o incentivo à formação de novos leitores, o II Circuito tem cinco grupos selecionados com espetáculos inéditos para um público de mais de duas mil pessoas, a maior parte crianças em idade escolar. O projeto foi aprovado pelo edital 03/2012 do Fundo Municipal de Cultura, na área de literatura. A proponente, Liana Enke, recebeu R$ 17 mil para a seleção e contratação dos espetáculos, além do agendamento com as escolas interessadas.
Em 2012, durante I Circuito, o público total foi de 2.630 pessoas, incluindo escolas e plateia espontânea, em uma média de 74 pessoas por apresentação. Oitenta por cento deste público, principalmente crianças em idade escolar, teve, pela primeira vez, a oportunidade de conhecer a biblioteca e seu funcionamento. Foram 26 as instituições de ensino públicas e privadas que participaram do projeto, com 18 ônibus contratados pelo projeto para garantir o acesso, principalmente de estudantes de escolas mais afastadas. Este público apreciou 35 apresentações de contadores de histórias do estado, com diferentes linguagens e especificamente direcionadas para o incentivo ao hábito da leitura. Os estudantes aproveitavam o deslocamento para conhecer o Centro Histórico da cidade, visitando o Museu Weg, a Fundação Cultural, o Museu da Paz, e depois da contação de histórias, o passeio terminava com um lanche no anfiteatro aberto. Nomes como Sergio Bello, de Florianópolis, e Josiane Geroldi, de Chapecó, participaram da primeira edição do evento.
Programação do II Circuito de Contação de Histórias
15/8 – Abertura oficial, sendo às 15 horas para a turma de escola já agendada; e, às 19 horas, para o público em geral.
Shantaram, Contos da Índia, com Sergio Bello, de Florianópolis. Classificado etária: livre. Duração: 40 minutos;
19 e 20 de agosto, às 9 e 15h
Árvores que falam – Encantados Contadores de Histórias, com Giselle Paes Horacio, de Tubarão (SC). Classificação etária: livre. Duração: 30 minutos;
21 e 30 de agosto, às 9 e 15h
O Menino das Nuvens – Grupo Gats, de Jaraguá do Sul. Classificação etária: livre. Duração: 50 minutos;
22 e 23 de agosto, às 9 e 15h
"Vô me escondê aqui!" – Drica Santos, de Florianópolis. Classificação etária: livre. Duração: 45 min;
26 e 27 de agosto, às 9h e 15h
Nem te conto – Uma História que vira e mexe acontece – Cia Contacausos, de Chapecó. Classificação etária: 10 anos. Duração: 40min;
28 e 29 de agosto, às 9 e 15h
Felizes para Sempre – Cia Mútua, de Itajaí. Classificação etária: a partir de 6 anos. Duração: 40 minutos.
Fontes – Leone Silva, presidente da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul – (47) 2106-8700 e Josemeri Coelho, chefe da Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa – (47) 2106-8720.
Pedro Bortoloti Junior
Jornalista (DRT SC 00968 JP)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
Fone 2106-8715
id9756@jaraguadosul.sc.gov.br
Mais notícias no site www.jaraguadosul.sc.gov.br
http://www.jaraguadosul.sc.gov.br/