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Alunos da Escola Alberto Bauer montam parque de diversão

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A Escola Municipal Alberto Bauer (bairro Czerniewicz) realizou na última sexta-feira (9) a socialização de trabalhos de robótica, na qual estudantes dos 7º, 8º e 9º anos apresentaram duas plataformas de visualização desenvolvidas por oito grupos. Os projetos resultaram em maquetes de parque de diversões, contendo zoológico, teleférico, brinquedo Kamikaze, elevador "Torre do Terror", casa de lanches, veículos, helicóptero, paisagismo, entorno viário, entre outros elementos. As atividades foram coordenadas pelo professor Luiz Antonio Piovezan.

"O desenvolvimento deste projeto tem como objetivo promover ao educando o estudo de conceitos multidisciplinares, existindo variações no modo de aplicação e principalmente a interação entre os alunos, estimulando a criatividade, a inteligência e promovendo a interdisciplinariedade. O resultado esperado foi alcançado e apresentado pelos alunos  aos funcionários, professores e estudantes da escola", explica a diretora da unidade de ensino, Marilice F. Heidemann.

O projeto Robótica Educacional é realizado nas escolas municipais de Jaraguá do Sul sob a coordenação geral da Secretaria Municipal da Educação (Semed). A iniciativa consiste na montagem de protótipos robotizados usando o kit do material didático Lego Educacional. Os trabalhos abrangem diferentes temas, de acordo com a escolha de cada unidade de ensino, como parque de diversões, usina de energia derivada de resíduos (EDR), indústria de papel, hotel fazenda, tratamento de água, parque temático, entre outros. Aproximadamente 200 estudantes do 6º ao 9º ano, de nove escolas municipais, estão envolvidos nas atividades, que são desenvolvidas no próprio ambiente escolar durante três horas semanais (extraclasse).

Até a conclusão dos projetos, os estudantes passam por quatro etapas: reconhecimento e contagem das peças a serem manuseadas; escolha e montagem do protótipo a partir de pesquisas em revistas especializadas; programação dos protótipos por meio do software Robolab; e apresentação do trabalho concluído à comunidade escolar. No projeto final os alunos são desafiados a desenvolver projetos relacionados a uma temática curricular. Todos os trabalhos devem atender a critérios de viabilidade de execução incluídos na proposta pedagógica do Plano de Desenvolvimento Escolar (PDE) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A socialização dos trabalhos é realizada duas vezes por ano.

Fonte: Leila Portz da Silva – articuladora de Tecnologias Aplicadas à Educação da Semed- (47) 2106-8134 e Marilice F. Heidemann – diretora da Escola Alberto Bauer – (47) 3275-2129

Altamir Ricardo
Jornalista (0003380 SC)
Diretoria de Comunicação
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