7ª Primavera dos Museus terá como tema Museus, Memórias e Cultura Afro-brasileira

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A 7ª Primavera dos Museus, temporada de eventos organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) para comemorar a chegada da primavera, que este ano acontecerá entre os dias 23 e 29 de setembro, terá como tema Museus, Memória e Cultura Afro-brasileira.

Para participar, as instituições museais devem inscrever atividades preenchendo o formulário que ficará disponível entre 17 de junho e 16 de agosto. Integrando a agenda anual de ações do Ibram para a divulgação e promoção dos museus brasileiros, bem como para a aproximação destes com a sociedade, a Primavera dos Museus segue os mesmos moldes da Semana de Museus.

O propósito é mobilizar os museus brasileiros a partir de um esforço de concertação de suas programações em torno de um mesmo tema. Em 2012, a 6ª Primavera dos Museus reuniu 800 instituições que desenvolveram 2,4 mil atividades.

O Museu Histórico "Emílio da Silva" irá participar com cinco projetos da Primavera dos Museus, editado pelo Instituto Brasileiro dos Museus, conforme a seguir:

Canto Coral

Canto Coral pela entidade representativa do Movimento de Consciência Negra do Vale Itapocu [MOCONEVI], que entoarão canções do repertório da música raiz africana ligada a etnia afrodescendente.

Capoeira

Apresentação de capoeira, expressão cultural brasileira, que envolve os alunos da EMEF – "Jonas Alves de Sousa", com fomento do Fundo de Cultura Municipal.

Testemunhos identidade afro-brasileira

Reavivar a história e a memória afro-brasileira, com enfoque a acervos fotográficos e objetos, que fazem parte da identidade, desta etnia jaraguaense. A comunidade será convida a organizar a mostra.

Danças Folclóricas Pomeranas

Apresentação folclórica germânica de danças que abordam os costumes da vida do povo pomerano, que chegou à Colônia do Jaraguá em 1864, cuja etnia tem sua marca expressa na história da cidade.

Testemunhos identidade pomerana

Exposição de objetos, indumentárias, fotografias de épocas, que revelam os traços da cultura material da colonização pomerana, que aportou no Vale do Rio da Luz e Rio Cerro, no final do século XIX.

Fonte: MHES – Ademir Pfiffer

Ademir Pfiffer
Museu Histórico
Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul
(047)3371-8346/id8208@jaraguadosul.sc.gov.br

http://www.jaraguadosul.sc.gov.br/