Uma comitiva formada pelo vice-prefeito de Corupá Loriano Rogério Costa, o presidente da Câmara de Vereadores Alceu Gilmar Moretti, o vereador Claudio Finta, o Secretário de Educação Joney Cicero Morozini e o presidente do Clube de Trilheiros Recrutas da Lama Alvino Hinkeldey, reuniram-se com a Secretária de Educação de São Bento do Sul Alcione Hinke, na última segunda-feira (19), para solicitarem a Cessão de Uso da Escola desativada Marcos Soares Pereira, localizada próximo ao bairro Bomplandt, mas pertencente a São Bento do Sul.
Esta é uma solicitação do Clube de Trilheiros Recrutas da Lama, que pretende reformar e utilizar o espaço, preservar e fazer uso adequado para atividades do clube e da comunidade. O Secretário de Educação Joney Cicero Morozini entregou um relatório com fotos do estado de abandono em que se encontra o prédio. O local, apesar de estar cercado, vem sendo invadido por bêbados e drogados. Está em péssimo estado de conservação.
A Secretária de Educação Alcione mostrou-se solidária com o pedido e vai conversar com o prefeito Fernando Tureck sobre a possibilidade de atender ao pedido da comitiva. Destacou que o município possui a Lei de Cessão de Uso de imóveis e escolas desativadas para entidades não-governamentais e sem fins lucrativos. "Conheço a escola e quando trabalhei na Secretaria do Estado auxiliei no processo de mudança de nome de várias escolas, incluindo esta que mudou o nome de Escola Isolada Bomplandt para Escola Isolada Marcos Soares Pereira", destacou.
Segundo a secretária, uma pesquisa será necessária para verificar se a escola pertence ao patrimônio municipal ou estadual. Se for do patrimônio estadual, colocou-se à disposição para auxiliar no processo de formalização do termo de Cessão de Uso, junto à Gerência Estadual de Educação. "O interesse da administração é preservar as escolas e vamos apoiar a iniciativa", disse.
Após pesquisa e conversa como prefeito de São Bento do Sul, fará contato para informar sobre os procedimentos legais.
Escola Isolada Professor Marcos Soares Pereira
A Escola Isolada Professor Marcos Soares Pereira está localizada no início da estrada Rio Natal, próximo ao bairro Bomplandt, em Corupá. No entanto, pertence ao município de São Bento do Sul.
A área do terreno possui 5 mil metros quadrados e foi doada pelo senhor Eugênio Turíbio Soares, ao município de São Bento. No local, foram construídas duas escolas. A mais antiga, em estilo enxaimel, aos fundos, não possui piso, vidros nas janelas, mas a madeira e tijolos estão em bom estado. De 1990 a 1998, era utilizada para os cultos evangélicos.
Segundo informações da comunidade, é uma das escolas mais antigas de Santa Catarina, portanto merece ser restaurada e preservada. É um patrimônio histórico muito valioso.
A escola nova que fica na frente foi construída na década de 1970. Possui uma sala ampla, cozinha, sanitários masculinos e femininos e área de entrada.
Em 1990, a velha escola enxaimel foi restaurada e a nova escola passou por reformas. Na ocasião, na festa de reinauguração da reforma, o então governador Casildo Maldaner se fez presente.
Em 1998, a escola foi desativada pelo número reduzido de alunos na comunidade. Desde então, está abandonada e em péssimo estado de conservação. O local, apesar de estar cercado, vem sendo invadido por bêbados e drogados.
Este imóvel apresenta problemas no forro, vidros quebrados, parte do eternit também está quebrada e outros. O mato tomou conta do local.
Com uma boa reforma e pintura, o local se transformará em um ambiente muito agradável, que pode ser utilizado por alguma entidade ou instituição, por meio de um contrato de Cessão de Uso, em troca da manutenção e reforma.
Clube de Trilheiros Recrutas da Lama
Em Corupá, o Clube de Trilheiros Recrutas da Lama tem interesse em ocupar o local e transformar em sede do clube. Segundo o presidente e vizinho da escola, Alvino Hinkeldey, o clube pretende reformar, pintar, ampliar a área, cuidar do pátio e de todo o imóvel, mantendo sempre limpo e em ótimo estado.
O Clube Recrutas da Lama foi fundado em 2008 e possui 25 integrantes. É uma entidade sem fins lucrativos que se reúne quinzenalmente para fazer trilhas e encontrar amigos para momentos de integração. Realizam dois encontros anuais, dos quais um em maio e outro em outubro, mas não almejam grandes eventos. O maior objetivo é reunir amigos em clima familiar para fazer trilhas e integrar as pessoas que participam das atividades. Este imóvel seria ideal para as atividades do clube.
Mais informações: 3375-1399