You are currently viewing Semag investe em unidades experimentais de frutíferas

Semag investe em unidades experimentais de frutíferas

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Quatro propriedades de Jaraguá do Sul foram selecionadas para receber mais de 500 unidades de frutíferas com a proposta de diversificar a produção local

Com o aumento da demanda por alimentos saudáveis e com potencial de cultivo e de venda de frutos para o município de Jaraguá do Sul, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural e Agricultura (Semag) adquiriu 528 mudas diferentes para serem cultivadas em quatro situações distintas em propriedades previamente definidas denominadas "unidades experimentais de frutíferas".

A primeira delas foi criada, há dois anos, em área de baixada no sistema de cultivo convencional na propriedade de Delírio Schwartz, localidade Jaraguazinho. " Além dessa propriedade, estamos implantando mais três, exclusivamente com produção agroecológica.", justificou o engenheiro agrônomo da Semag, Jackson H. Schütz, que ao lado do colega Roberto Nagel, coordenam o trabalho feito junto a estas unidades.

"A ideia é testarmos as variedades de frutíferas em diferentes situações de local (baixada e morro), de cultivo (convencional, agroecológico e agroflorestal) e clima (quente e ameno/frio) do município. Com isso, teremos base para indicar ao produtor qual variedade plantar, quais cuidados deverá tomar ao longo do seu cultivo e com isso propiciar ao agricultor outra alternativa além das culturas já tradicionais (como por. Exemplo, a bananicultura). Essa diversificação, além de positiva ao meio ambiente, auxiliará no equilíbrio da renda do produtor, frente às variações constantes de preços das principais culturas da região, como a banana.", emendou o agrônomo.

A segunda área escolhida foi do produtor rural Sereno Zilse no Ribeirão das Pedras. As outras duas unidades experimentais estão nas propriedades de Romualdo Campigotto, na localidade de São Pedro e de Élcio Zilze, da Tifa Jararaca (foto 2). Nesta última, localizada num dos pontos altos do município, estão sendo cultivadas frutas de clima que variam de ameno a frio como pêssego, ameixa, amora e goiaba-serrana.

"Também serão testadas variedades de clima tropical, dentre elas as tangerinas e laranjeiras.", expõe Schütz. "Além das cítricas, serão cultivados o guaranazeiro, a gravioleira, anonáceas, o cacaueiro, as goiabeiras, as aceroleiras, entre outras." "Futuramente, com o aumento do cultivo das frutíferas mais produtivas, as frutas poderão ser encaminhadas para beneficiamento no Centro de Processamento de Frutas, para despolpamento e embalamento, incrementando ainda mais a renda do agricultor."

Mas o foco das unidades experimentais de frutíferas não é apenas econômico com proposta de alternativa de renda para o produtor rural jaraguaense. O agrônomo da Semag destaca que a questão de educação ambiental e nutricional também está entre os principais objetivos do projeto. "A partir do momento que estas unidades estejam produzindo, num prazo aproximado de dois anos, queremos compartilhar estes espaços com as escolas e as creches do município. É um caminho para levar conhecimento às crianças, demonstrando a importância do produtor rural e dos diferentes tipos de alimento por ele produzidos, da agroecologia, da preservação das espécies, do meio ambiente e do valor nutricional das frutas.", defende Schütz.

PANORAMA

Frutíferas já implantadas em 2011 na unidade de frutíferas experimental do Jaraguazinho (com mudas originárias da Estação Experimental da Epagri de Itajaí): Grumixama preta, Pitanga, Jenipapo, Dovyalis, Bacupari Boliviano, Nêspera, Jabuticaba, Cabeludinha, Cambucá, Araçá, Cereja de Joinville, Caqui, Seriguela, Amora Porto Alegre, Cabaça, Jambo Rosa, Araçá pera, Sete Capote, Abricó da Praia, Sapota Preta, Guabiju, Araticum, Acerola, Canistel, Mamey sapota, Bacupari nativo, Cajá Manga anão, Araçá-boi, Uvaia, Uvaia II, Mabolo, Falso mangustão, Abiu roxo, Butiá, Mamão cubano, Longana, Jaca, Lichia, Abacate, Abiu amarelo, Carambola, Bacupari redondo, Umbu, Goiaba e Acerola.

Variedades que estão sendo plantadas em 2013 pela Semag nas unidades experimentais do São Pedro, Ribeirão das Pedras e Tifa Jararaca:

Pessegueiros: 11 variedades (Eldorado, Maciel, Sensação, BRS Libra, Aurora 1, BRS Fascínio, BRS Kampai, BRS Rubimel, Chimarrita, Douradão, Flordaprince)

Ameixeiras: sete variedades (Pluma 7, Amarelinha, Reubennel, Harry Pickstone, Irati, Coração de Boi, Sanguínea)

Nectarinas: três variedades (Sunrip, Sunracer, Sunblaze)

Laranjeiras: 21 variedades (BRS Delta Seedles, Folha Murcha, Jaffa, Lanelate, Navelate, Navelina, Salustiana, Valência, Açúcar, Baraço, Champanhe, Lima, Lima da Pércia, Natal, Rubi, Piralima, Umbigo ou Bahia, Sanguínea, Seleta)

Tangerineiras: 13 variedades (Dancy, Flórida, Do Rio, Montenegrine, Murcot, Ponkan, Nova, Ortanique, Clemenulles, Ellendalle, Marisol, Mineola, Satsuma Okitsu)

Anonáceas: quatro variedades (Atemoia, Nona, Graviola e Araticum)Exóticas: oito variedades (Framboesa, Cerejeira Japão, Cerejeira Madagascar, Fruta-Milagrosa, Groselha Tropical, Glicosme, Oliveira, Romãzeira)

Nativas: 10 variedades (Cajamanga comum, Cambuci, Cambucá, Camu-camu, Cacau, Cupuaçú, Guaranazeiro, Sapotizeiro, Guabirobeira, Goiabeira Serrana)

Aceroleiras: três variedades (Comum, Suco e Doce)

Caquizeiros: cinco variedades (Café, Kioto/Chocolate, Fuyu, Fuyu Precoce, Rama Forte)

Videiras: seis variedades (Niágara Rosada, Niágara Branca, Isabel, Bordô, Francesa, Itália)

Jabuticabeiras: quatro variedades (Híbrida, Sabará, Paulista e Punhema)

Mirtileiros: cinco variedades (Bluebelle, Bluegem, Climax, Delite, Woodard)

Amoreiras-pretas: quatro variedades (BRS Tupy, BRS Xavante, Cherokee, Guarani)

Fonte Engs. Agrônomos Jackson Schütz e Roberto Nagel da Semag – 2106-8114

Emerson Gonçalves de Almeida

Jornalista (MTB nº 3140/11/190)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8229, 2106-8199
id9592@jaraguadosul.sc.gov.br
 www.jaraguadosul.sc.gov.br