A Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul (IPPLAN) realizou no mês de agosto deste ano, pesquisa sobre as vias preferenciais instaladas no início do ano na cidade. O levantamento tem o objetivo de conhecer a percepção dos usuários do transporte público coletivo e outros modais, que foram afetados pela modificação do trânsito, nas ruas centrais, decorrentes da delimitação da 1ª fase das faixas.
O presidente do Ipplan, Benyamin Parham Fard apresenta nota informativa com os dados coletados junto aos usuários do sistema e ressalta que "um dos maiores desafios da gestão pública municipal é de cumprir o seu papel de indutor no complexo processo de desenvolvimento urbano sustentável, ao mesmo tempo em que atende com plenitude os preceitos legais previstos na Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012) a fim de priorizar aquilo que rege o seu artigo 6º em que sobressalta a "prioridade … dos serviços de transporte público coletivo sobre o transporte individual motorizado" [grifo nosso]".
Ao optar por criar vias dedicadas a modais de mobilidade tidos como alternativos, mas que na sua essência são prioritários, a Prefeitura de Jaraguá do Sul – através da determinação e engajamento do Prefeito Dieter Janssen – demonstra a viabilidade de se quebrar paradigmas e aplicar os conceitos globais de mobilidade sustentável à cidades em que o veículo motorizado individual muitas vezes parece ser o senhor das ruas. Esta iniciativa, projetada no planejamento de desenvolvimento da cidade, e descrita na Macro Diretriz Jaraguá Ativa, demonstra a importância da inovação e da criatividade em pequenas, porém importantes, ações quando se pretende mehorar a qualidade de vida de uma cidade.
A coleta de dados ocorreu em Agosto de 2013, em pontos de coleta de pesquisa nas ruas que receberam a implantação das vias preferenciais. No total foram entrevistados 113 usuários do transporte coletivo que trafegam pelas ruas que foram modificadas, bem como sete entrevistados adicionais que utilizam de outros modais de transporte que não o ônibus. A pesquisa foi organizada e operacionalizada pelo IPPLAN, e os dados de campo foram coletados por servidores do instituto.
Para 74,1% dos entrevistados, o tempo decorrido do embarque até o desembarque reduziu, após a implantação das vias preferenciais. Para 25,9% dos entrevistados, não houve alteração no tempo de transporte, e nenhum dos entrevistados relatou que o tempo de duração da viagem foi superior. Já 69,9% dos entrevistados declararam que o tempo de viagem é menor, após a implantação das vias preferenciais. Outra informação relevante é que 97,3% dos entrevistados declararam ter aprovado a implantação das vias preferenciais.
Para o prefeito Dieter Janssen, "os dados apresentados confirmam a acertada decisão da municipalidade na concretização da 1ª fase destas alternativas de mobilidade, pois ressaltam a aprovação de 97,3% dos entrevistados quanto à implantação das vias preferenciais, e ainda que 83% dos entrevistados avaliam a implantação com notas entre oito e dez, que para 74,1% dos entrevistados o tempo decorrido reduziu, sendo que para 69,9% dos entrevistados a redução no tempo foi de até 15 minutos".
Mais informações – Presidente do Ipplan – Benyamin Parham Fard – fone: 3374 2772
Ricardo Portelinha
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