Empresa apresenta aos prefeitos de Jaraguá do Sul e Schroeder uma proposta de projeto que visa resolver problemas estruturais da ligação entre dos dois municípios
Interditada desde dezembro para tráfego de veículos automotores devido a problemas estruturais, a Ponte da Trindade, localizada no limite entre Schroeder e Jaraguá do Sul foi mais uma vez tema de mais um encontro entre representantes dos municípios na tarde desta quinta-feira (12). Atualmente a ponte está liberada para trânsito em meia pista, mas somente para carros leves.
Na reunião, o representante da Mecsolos Projetos e Consultoria em Fundações e Obras de Terra, de Londrina (PR), Carlos Costa Branco, apresentou o estudo encomendado pela prefeitura de Schroeder sobre a situação da ponte. "Nossa proposta é que seja feito um reforço da fundação através de duas estacas tipo raiz, com dimensão de 45 centímetros de diâmetro por 5,70 metros de profundidade. Estas estacas, por sua vez, ficariam apoiadas na rocha, consolidando o reforço na base do pilar através de um bloco (de concreto). A partir daí, a fundação está estável e pode ser macaqueado o tabuleiro (parte superior da ponte e nivelado", explicou.
O engenheiro da Gerência de Projetos da Secretaria de Urbanismo, Ivan Andreias Wolter, ouviu atentamente as explicações de Branco e fez algumas ponderações· "Trata-se de uma proposta de engenharia técnica, no qual ele (Carlos) apresentou uma das soluções e nas quais foram discutidas algumas particularidades. A partir daí, estaremos providenciando o projeto estrutural e o projeto de orçamento", observou. No entanto Ivan evitou falar em prazos. "Não temos prazo ainda até pelo fato dos prefeitos de Jaraguá do Sul e Schroeder estarem pleiteando recursos junto ao Governo do Estado."
Branco também fez uma projeção de custos para recuperação da ponte. Algo, em torno de R$ 50 mil. "Isto é apenas uma estimativa, mas nós vamos fazer este levantamento o com algumas empresas ainda para ver se este custo é coerente ou incoerente e avaliar da forma mais sensata possível. Mas é bem provável que esta análise seja feita via Schroeder", reiterou Ivan Andreias Wolter
Já o prefeito de Schroeder, Osvaldo Jurk, e o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos da PMJS, Hideraldo Colle enfatizaram que paralelo aos levantamentos técnicos, ambos irão na próxima semana buscar apoio junto ao Governo do Estado. "Hoje pela manhã, já havíamos tido uma pequena reunião em Schroeder quando ligamos ao deputado Carlos Chiodini e ele vai agendar para a próxima semana um novo encontro com os prefeito de Schroeder, Jaraguá do Sul e junto conosco tentar buscar recursos junto ao Governo do Estado, via Defesa Civil", adiantou Hideraldo Colle.
"A gente acredita que até o final de ano – e vamos fazer todo esforço para que este processo seja o mais rápido possível – possamos liberar em definitivo o trânsito desta l desta ponte. É um trabalho conjunto com o prefeito Dieter Janssen, bastante regional e esperamos ter êxito nesta empreitada", completou Osvaldo Jurk.
Fonte: Hideraldo Colle – secretário de Obras e Serv. Públicos – 2106-8650