Programa Medidas Socioeducativas lança livro em dezembro

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O Programa Medidas Socioeducativas, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas II) – Secretaria da Assistência Social -, lança no dia 3 de dezembro o livro "Doze anos, Dúzias de Histórias". O lançamento é aberto ao público e acontece às 13 horas, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas). Durante o lançamento, o juiz corregedor do Tribunal de Justiça/SC, Alexandre Takashima, da Vara de Execuções Penais, irá falar sobre a aplicação das medidas socioeducativas em Santa Catarina. O livro será distribuído gratuitamente, através de recursos federais. Foram impressos cerca de três mil exemplares.

Foi através de uma atividade pedagógica de leitura de contos e poesias e de escrita que surgiu a ideia de confeccionar um livro. A pedagoga Elizete Aparecida da Rocha Fabre, do Creas II, conta que no livro há várias histórias de vida, todas anônimas, que relatam um pouco das alegrias e tristezas dos adolescentes que passaram pela casa. "Além das histórias de vida dos adolescentes, o livro também conta a trajetória do serviço, as atividades desenvolvidas e traça um perfil dos adolescentes assistidos pelo programa, através de um relatório de banco de dados", conta Elizete, que confeccionou o livro em 2011, em conjunto com os técnicos da casa. O programa completou 12 anos em 2011.

Na Casa da Serenidade, como também é conhecido o Creas II, são atendidos adolescentes de 12 a 21 anos, mas, na maioria dos casos, a faixa etária é de 14 a 17 anos. As infrações mais frequentes são: tráfico de drogas, prática de violência física e sexual, furtos e desacato à autoridade. Os adolescentes que cometem infrações são encaminhados por promotor de justiça ao serviço que, então, acompanha o adolescente e sua família e faz cumprir as medidas socioeducativas determinadas pelo promotor. A equipe do Creas II é formada por psicólogo, pedagogo, assistente social e educador social, além da coordenadora, Marcia Cardoso Garcia Teixeira Tavares.

O programa funciona na Rua Bertha L. Kassner, 112, no bairro Vila Baependi, próximo à "ponte da Rede Feminina". Mais informações sobre o lançamento do livro pelo telefone (47) 3371-0721.

Fontes: Elizete Aparecida da Rocha Fabre e Marcia Cardoso Garcia Teixeira Tavares – do Creas II – (47) 3371-0721.

Clarissa Hammes Borba de Oliveira
Jornalista (SC-01973-JP)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8222 / jornalismo@jaraguadosul.sc.gov.br
Horário de trabalho: das 7h30 às 12h30
http://www.jaraguadosul.sc.gov.br/