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Seminário do Pnaic em Corupá será no dia 14 de novembro

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A Prefeitura Municipal de Corupá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promove o I Seminário Municipal do Pnaic (Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa), etapa final do módulo "Letras, desafiando a aprendizagem". O evento será no dia 14 de novembro (quinta-feira), no auditório da Secretaria Municipal de Educação e reunirá os professores do ensino fundamental/séries iniciais e demais técnicos da área da educação.

Segundo a coordenadora local do Pnaic, Deise da Silva Rivelles, no período matutino haverá a palestra "Letras Desafiando a Aprendizagem", ministrada pela Psicopedagoga Ivana do Carmo Molinari Juski Heuko, de Mafra/SC. E no período vespertino, das 13h às 17h, as professoras alfabetizadoras apresentarão projetos voltados ao gênero textual, desenvolvidos com os alunos, durante a formação.
Durante o evento haverá apresentações culturais dos alunos:
* Música Inhambú, pelos alunos do 1º ano da Escola Municipal Francisco Mees

  • Música Era uma vez, pelos alunos do 1º, 2º e 3º anos da Escola Municipal José Pasqualini
  • Cup Song, pelos alunos do 5º ano da Escola Municipal Aluísio Carvalho de Oliveira

Pnaic

Pnaic é um curso de alfabetização na área de Alfabetização/Linguagem e Matemática do MEC, que objetiva alfabetizar todas as crianças até 8 anos. O curso é direcionado para professores de 1º ao 3º ano, com carga horária de 240 horas e duração de dois anos. A formação iniciou em 12 de março deste ano. Os encontros semanais são de quatro horas, nas terças-feiras, das 18h às 21h, na Escola Municipal Aluísio Carvalho de Oliveira. Participam 22 professores, destes nove cadastrados no censo escolar em 2012, que atuam do 1º ao 3º ano e recebem bolsa do Governo Federal.

Neste ano, é desenvolvido o curso de Alfabetização e Linguagem, ministrado por Jiane Elisa Winter, Orientadora de Ensino, que aborda o processo de alfabetização e letramento, além de atividades práticas que discutem as bases da leitura e escrita. E no próximo ano será na área de Matemática, com direção de 120 horas, ministrado pela Coordenadora Pedagógica Deise da Silva Rivelles.

Mais informações: 3375-1399

Avaliação do grupo de Formação Pnaic Corupá
                                 por Jiane Elisa Bugmann

A formação do Pnaic começou em fevereiro de 2012, no município de Fraibrugo. Foi uma semana confusa e cheia de dúvidas. Muitas perguntas e poucas respostas. Assustador o programa, pela sua dimensão e responsabilidade. 

Alfabetização, um tema apaixonante, mas não é "Só LOVE". Crianças à espera de descobrir um mundo novo, que lhes abra definitivamente as portas para o conhecimento. Março, início dos encontros, ansiedade e expectativas. Fomos agraciados por nos permitirem mais uma vez estes momentos de estudos, o Pnaic estava começando. 

Enquanto orientadora de estudos, estava mais do que claro, era preciso oportunizar prática/teoria. Muitas tarefas, escrever, refletir, compartilhar, trocar depois de um dia inteiro em sala de aula, não é nada tão fácil e simples assim. Muitas foram as histórias contadas, as pesquisas feitas e os estudos aprofundados. 

Trabalhos com projetos ou sequência didática precisam garantir seus espaços nessa nova proposta, não esquecer e deletar o que já trouxe resultados, mas é preciso aprimorar, rever e avançar, passo a passo, com firmeza e confiança. O grupo de formação mostrou o quanto é capaz, que toda essa capacidade seja realmente emancipadora.

A alfabetização de nossas crianças suplica pela ludicidade e pelo prazer em aprender, que elas encontrem dentro das escolas, um espaço que lhes permita levar uma vida digna em sociedade, que não faltem informações, que a leitura e a escrita sejam produzidas com o mesmo amor com que amam a liberdade. Que o professor seja lembrado sempre, como as fez sentir e viver esses momentos.
Dizer o que foi mais significativo, elencar apenas uma atividade, seria injusto diante de tudo o que o grupo produziu neste ano de formação. Todas as cursistas professoras de alguma maneira contribuíram, tornando o nosso aprendizado ímpar.

O ciclo de alfabetização diz respeito aos três primeiros anos, mas sabemos que ele se inicia bem antes disso. Nesse período, cada professor tem sua responsabilidade, que é garantir os Direitos de Aprendizagem preconizados para esse período. A formação não termina aqui e agora.

Todos os dias estamos em formação, quando trocamos experiências que deram ou não certo. Embora, no dia- a-dia, muitas vezes passamos desacreditados,  as crianças continuam acreditando e esperando pelo seu olhar, pelo seu carinho, pela sua competência de ensinar e aprender transformando o impossível em possível.

A todas as cursistas Vivian, Marcia, Luciane, Gisela, Ingrid, Clarice, Maide, Irene, Marilia, Evelyn, Lori, Adriane, Luciana, Lilian, Maraiza, Luana, Mônica, Laurinda, Carin, Suzana, Marcia, Raquel, Aline e Irene, que abraçaram esse desafio de formação minhas sinceras congratulações. (Jiane Elisa Winter).