A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul promove nesta terça-feira (26), a partir das 18h30, "Homenagem a pessoas e entidades que atuaram na tragédia natural registradas no município em 2008"· Representantes da Secretaria Municipal da Defesa Civil (Sedef) já confirmaram presença.
O triste fato que completa cinco anos neste mês quando uma forte enchente destruiu casas, bairros inteiros até. Matou mais de cem pessoas no Estado. Em Jaraguá do Sul no entanto o maior problema foram os deslizamentos de encostas responsáveis por 12 das 13 mortes registradas na cidade naquela ocasião.
A partir daí, Jaraguá do Sul se tornou um dos municípios que mais tem investido na área de prevenção a desastres naturais. Além de pluviômetros adquiridos junto ao Governo Federal, o município hoje dispõe de seis estações hidrometeorológicas em funcionamento sendo cinco delas instaladas na Barra do Rio Cerro e que pertencem à empresa Malwee Malhas, e outra, do grupo Arroz Urbano, no Jaraguá Esquerdo.
Existem outras 18 estações como estas resultantes da parceria entre Defesa Civil de Jaraguá do Sul e Centro Católica de Santa Catarina que estão em fase de implementação. O município conta ainda uma estação meteorológica da Epagri, localizada no bairro Jaraguazinho..
A Sedef conta hoje com um centro de operações montado na própria sede da Secretaria numa parceria constante com entidades Centro de Monitoramento e Alertas a Desastres Naturais (Cemadem) e ao sistema Ciram/Epagri, ligado ao Governo do Estado.
Fontes: Marcelo Prochnow – Secretário da Defesa Civil da PMJS – 2106-8235
Maicon Leandro da Costa – Diretor da Sedef – 2106-8256
Emerson Gonçalves de Almeida
Jornalista (MTB nº 3140/11/190)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8229, 2106-8199
id9592@jaraguadosul.sc.gov.br
www.jaraguadosul.sc.gov.br