A Diretoria de Turismo de Jaraguá do Sul, a Diretoria de Turismo de Pomerode e representantes da Santa Catarina Turismo SA (Santur) estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (18) para conversar sobre a divulgação, em todo o País, e a interligação da Rota Enxaimel (Pomerode) e da Rota Alemã (Jaraguá). A reunião aconteceu no salão nobre do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul e também contou com representantes de agências de turismo de Pomerode e Jaraguá, do Senac (que disponibilizará curso de guia de turismo), do Conselho Municipal de Turismo de Jaraguá, do Iphan-SC, de sociedades de tiro e do núcleo de gastronomia da Acijs.
O principal objetivo da reunião foi definir prazos para que o material de divulgação das rotas esteja pronto. Esse material deve ser criado, produzido e divulgado através de parceria com a Santur. O diretor de Turismo de Pomerode, Alberto Ramlow, conta que, ao dar uma entrevista na rádio local de Pomerode, falando sobre um curso de guia de turismo (que será disponibilizado em março em Jaraguá, para a região), sete pomerodenses já demonstraram interesse em se inscrever. "Ainda não havia divulgado oficialmente. O povo de Pomerode está só esperando a oportunidade para explorar melhor o turismo", declara Ramlow.
O diretor de Turismo de Jaraguá do Sul, Fenísio Pires Júnior, prevê que a divulgação da Rota Enxaimel e da Rota Alemã em nível nacional comece até o fim do primeiro semestre. "Para que na próxima temporada de verão, já recebamos os turistas interessados em conhecer a cultura alemã", conta. Júnior explica que esse é apenas um primeiro passo e que as outras rotas, como italiana, húngara, entre outras, também serão desenvolvidas. Ele elenca alguns dos atrativos que já existem em Pomerode e Jaraguá do Sul, e que precisam de mais divulgação e apoio para atraírem turistas.
-Zoológico de Pomerode
-Parque Malwee
-Restaurantes típicos, choperias
-Sociedades de tiro, com festas tradicionais durante todo o ano
-Museus, casas enxaimel tombadas pelo patrimônio histórico
-Empresas como Nugali (chocolates) e Chocoleite (leite com achocolatado)
-Casas de café colonial
-Eventos como Schützenfest, Festa Pomerana e Femusc
De acordo com o diretor, a cada ano, Jaraguá do Sul recebe cerca de 600 mil turistas de negócio, para compra, venda, assistência técnica, envolvendo as empresas da cidade. "Precisamos fazer com que esse turista fique um dia a mais na região para conhecer um pouco da natureza, da gastronomia e da história desses dois municípios", explica.
Fonte: Fenísio Pires Júnior – diretor de Turismo, FME – (47) 3370-9797
Clarissa Hammes Borba de Oliveira
Jornalista (SC-01973-JP)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8222 / jornalismo@jaraguadosul.sc.gov.br
Horário de trabalho: das 7h30 às 12h30
http://www.jaraguadosul.sc.gov.br/
www.facebook.com/prefeituradejaraguadosul