Saúde alerta para a prevenção às DSTs durante o carnaval

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Saúde alerta para a prevenção às DSTs durante o carnaval

A Secretaria da Saúde de Jaraguá do Sul, por meio do Programa Municipal das DSTs, Aids e Hepatites Virais e das unidades de saúde, realiza uma ação de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e Aids no período de carnaval. Cerca de 37 mil preservativos e dois mil fôlderes com orientações sobre como se prevenir das DSTs estão sendo distribuídos pelas unidades de saúde durante esta semana e semana que vem. As ações de prevenção continuam durante todo o ano, com palestras, orientações, oficinas, capacitações e distribuição de material informativo e preservativos.

De acordo com dados do Laboratório Municipal de Saúde Pública, em 2013, 5.300 pessoas de Jaraguá do Sul e região realizaram o teste de HIV, e em 70 pessoas foi confirmada a presença do vírus da imunodeficiência humana, ou HIV. "O tratamento para Aids é cada vez mais eficiente, mais ainda não existe a cura, por isso é importante o uso do preservativo em todas as relações sexuais", enfatiza a coordenadora do programa de DSTs, Fabiane da Silva Ananias.

Os preservativos são distribuídos gratuitamente em todas as unidades de saúde. No caso de não ter utilizado o preservativo em uma relação sexual, o cidadão deve procurar o posto de saúde mais próximo e informar-se sobre o teste de HIV. Tudo é mantido em sigilo. O teste de HIV é feito no Laboratório Municipal, anexo ao Pama 1, e é gratuito.

55% dos que tiveram relação com parceiros eventuais não usaram camisinha

Nos últimos 11 anos, 53.500 realizaram o teste de HIV no Laboratório Municipal de Jaraguá do Sul. 24% dessas pessoas relataram que tiveram relações sexuais com parceiros eventuais no último ano. 55% dessas pessoas informaram que não utilizaram o preservativo com seus parceiros eventuais, por confiar no parceiro.

A coordenadora do Programa Municipal de DSTs, Fabiane da Silva Ananias, explica que qualquer pessoa que já teve relação sexual – e nunca realizou um teste de HIV – pode ter contraído o vírus. "Por isso não existem mais os grupos de risco e é muito importante o uso dos preservativos em todas as relações sexuais", completa.

Fontes: Fabiane da Silva Ananias – coordenadora do Programa Municipal de DSTs, Aids e Hepatites Virais – (47) 2106-8320

Jackson Alberto Jacobi – diretor de Vigilância em Saúde – (47) 2106-8310, 8401-7600

Clarissa Hammes Borba de Oliveira
Jornalista (SC-01973-JP)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8222 / jornalismo@jaraguadosul.sc.gov.br
Horário de trabalho: das 7h30 às 12h30
http://www.jaraguadosul.sc.gov.br/
www.facebook.com/prefeituradejaraguadosul