Profissionais das Secretarias da Assistência Social e Saúde realizam capacitação
Objetivo é a troca de conhecimento para melhora e agilidade no atendimento
Começou na segunda-feira e segue até sexta-feira, 14 de março, a capacitação para profissionais das áreas da saúde e assistência social da Prefeitura de Barra Velha. Entre os assuntos discutidos estão as políticas públicas e a intersetorialidade.
É a primeira vez que um evento deste gênero é realizado. Os Secretários Idemar Trevisani, da Assistência Social, e Nelson Feder Júnior, da Saúde, estiveram presentes na abertura da primeira palestra, realizada por Nelson Cesar Gonçalves, e que tratou sobre o tema Motivação e a Importância de cada um na composição de uma equipe.
"É uma inovação para o município. A ideia é apresentar os serviços da saúde para a assistência social e as realizações da assistência social para a saúde, para que possam trabalhar juntos", explica Marília Paula Queiroz da Cunha, Assistente Social do Cras. A promoção do conhecimento entre as Secretarias vai permitir que os profissionais de ambas as áreas possam indicar os serviços e extensões adequadas a cada situação nos atendimentos aos munícipes. Marília comenta que "isso vai permitir maior agilidade no trabalho e gerar benefício às famílias".
A capacitação encerra com o tema ‘Ações e Estratégias que promovem a intersetorialidade', ministrada por Dilcicléia Gonçalves de Barros, pedagoga que atua na Assistência Social de Barra Velha.
Como surgiu a ideia da capacitação entre setores
Foi no decorrer do período de estágio de Dilcicléia Gonçalves de Barros que veio a percepção de que situações poderiam ser resolvidas de maneira mais ágil e rápida ao ter conhecimento de áreas próximas e que dão suporte a assistência social. "Ao se ter as informações corretas é mais fácil para o profissional identificar quais caminhos poderá indicar a pessoa que está sendo atendida.", explica Dilcicleia.
A colaboradora então desenvolveu o projeto e apresentou aos secretários da área da saúde e assistência social. Aprovada a iniciativa, foi desenvolvido o cronograma e os conteúdos que seriam repassados aos profissionais. "É um momento de troca de conhecimento. Espero que possamos realizar este projeto mais vezes e envolvendo outras Secretarias", declara a pedagoga.
Aproximadamente 50 pessoas que estão em contato direto com a população estão recebendo o treinamento. A funcionária agradece ao apoio de toda a equipe no preparo e organização do evento.
Fotos: Gaspar Toscan
Assessoria de Comunicação
Fones (47) 3446-7745 – 99048305
Começa em Barra Velha a vacinação contra o HPV
Unidades básicas de saúde estão preparadas para atender meninas de 11 a 13 anos
Na segunda-feira, 10 de março, foi dada a largada para a campanha nacional de vacinação contra o HPV, terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e principal causa do câncer de colo do útero.
No ESF Centro, no primeiro dia da campanha, 50 adolescentes haviam recebido a dose. A unidade básica de saúde tem horário de atendimento das 7h às 19h. Na parte da tarde, as adolescentes foram recebidas pela Enfermeira Vera Bonkoski e pela vacinadora Kiriane Prince Candeias, que forneceram todas as informações antes de realizar a vacina. Durante o processo de vacinação, um lanche é oferecido às meninas para evitar e amenizar possíveis reações.
Sobre a vacina contra o HPV
A vacina disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) é a chamada quadrivalente, usada na prevenção contra quatro tipos de HPV: 6, 11, 16 e 18. Dois deles, o 16 e 18, correspondem a 70% dos casos de câncer de colo de útero. O 6 e 11 estão presentes em 90% dos casos de verrugas genitais.
Cada menina deve receber três doses da vacina para estar imunizada contra o HPV. Após a primeira dose, a segunda deve ser feita em seis meses e a terceira após cinco anos da primeira dose. A vacina tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e não tiveram nenhum contato com o vírus.
Fotos: Gaspar Toscan
Assessoria de Comunicação
Fones (47) 3446-7745 – 99048305