O Prefeito de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen, esteve em Curitiba, na manhã desta terça-feira (25), para participar de reunião com integrantes da empresa América Latina Logísitca (ALL). O objetivo do encontro foi para entregar reivindicações em torno do trem que corta a cidade. A pauta entregue para a coordenadora de Relações Institucionais da ALL, Vânia Lopacinski.
Entre as solicitações, a abertura de seis novas passagens e duas passagens já existentes, que atualmente estão fechadas. Os locais que pretendem ser abertos são próximo ao trevo do acesso à Schoeder; no pátio da manobras situado no centro da cidade; na Rua Erwino Menegitti, ao lado da metalúrgica Menegotti; fundos da Unerj, entre as ruas Afonso Nicoluzzi e Waldemar Rau; próximo ao centro de Inovação entre as Rusas Cesare Valentini e Waldemar Rau; no bairro Nenreu Ramos entre as Ruas Julio Tissi e Albino Zanghelini; na Rua Wilhelm Sonnenhohl e na Rua Carlos Blank. Segundo o prefeito "a abertura destas passagens servirão para melhorar o sistema viário do município, principalmente no horários de pico".
A coordenadora de Relações Institucionais da ALL, Vânia Lopacinski, disse que existem critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), que indicam se passagens podem ser ou não abertas. Ela comentou também que é preciso apresentar projetos para que a ANTT faça esta avaliação e posteriormente dar a decisão sobre a abertura destes locais.
O secretário de Urbanismo de Jaraguá do Sul, Ronis Bosse, e o engenheiro do Instituto Jourdan, Aurélio Junkes, acompanharam o chefe do executivo na capital catarinense e irão desenvolver os projetos necessários, para que os pleitos apresentados junto a empresa que tem a concessão da Rede Ferroviária sejam atendidos.
Outro pedido feito para a empresa foi sobre a mudança dos horários em que os trens cortam a cidade. Dieter Janssen soliciotu para que os horários sejam revistos, evitando os horários de pico, para não causar transtornos no trânsito, como vem acontecendo constantemente.
A representante da empresa sinalizou positivamente e afirmou que irão realizar estudos para que estes horários seja alterados. O pedido da prefeitura é de que o trem não passe entre 6h30 e 7h30, 11h30 e 12h30 e entre 17h30 e 18h30.
Ainda na pauta foi cobrada a constante manutenção, limpeza e conservação das faixas paralelas a linha férrea, pela frequencia em que estes locais estão tomados pelo mato e materiais que caem dos vagões. A empresa disse que atualmente sã realizadas quatro podas ao ano, mas que podem ser feitas mais. Dieter pediu que se aumente a manutenção, principalmente no verão, quando o mato cresce mais rápido. A empresa e a Prefeitura retomarão as conversas em breve, para a apresentação dos projetos e as tratativas relacionadas na pauta de reivindicações.
Ricardo Portelinha
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