You are currently viewing Vigilância Sanitária orienta sobre controle e cuidado com o caramujo africano

Vigilância Sanitária orienta sobre controle e cuidado com o caramujo africano

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Medidas importantes serão repassadas à população para evitar doenças

O calor e a chuva desta época do ano facilitam a propagação do caramujo africano. Como o molusco pode transmitir doenças graves, a Vigilância Sanitária da Prefeitura de Barra Velha orienta a população sobre o controle e os cuidados com a praga.

Ao encontrar caramujos em sua propriedade, o cidadão deve recolhê-lo, sempre protegendo as mãos com luvas ou com uma sacola plástica. Os caramujos devem ser levados em uma sacola ou recipiente até uma das 11 unidades de saúde (ESFs), onde haverá tonéis próprios para recebê-los.

Os tonéis serão recolhidos diariamente por uma empresa contratada para receber e dar o destino final para os caramujos. Este controle é necessário porque o caramujo africano é hospedeiro de dois tipos de vermes que se ingeridos por seres humanos pode causar meningite grave e hemorragia no intestino, tendo risco de morte.

Por isso é muito importante a realização da higiene dos alimentos. Deve-se lavar bem as verduras, frutas e legumes colhidos no quintal de casa. Segundo o diretor da Vigilância Sanitária, Giuvani Magalhães Gonçalves, o correto é deixar estes alimentos por 10 minutos em um recipiente com uma mistura de água com água sanitária (uma colher de água sanitária para cada litro de água) antes de consumi-los.

Outra orientação é manter terrenos próprios limpos e incentivar os vizinhos a fazerem o mesmo, já que o caramujo africano aparece com mais freqüência em locais com mato alto, entulho e lixo. Lavar os locais por onde o molusco tenha passado deixando secreção também é uma medida de segurança.

"O trabalho de controle envolve cidadãos, empresas e poder público. No caso da presença do caramujo em residências é o cidadão que deve fazer a coleta. Se estiver em empresa é o responsável por ela quem deve recolher. Em locais públicos é a administração que faz a coleta", afirma Giuvani.

Se for notada a presença do caramujo em terrenos baldios, sejam públicos ou particulares, o cidadão deve entrar em contato com o setor de controle de pragas na Vigilância Sanitária pelo telefone 3456-3090 ou então procurar a Ouvidoria da Prefeitura, através do telefone 162, para que seja solicitada a fiscalização.

Assessoria de Comunicação 

Fones (47) 3446-7745 – 99048305