O dinheiro repassado é do Fundo da Infância e Adolescência – FIA
No último dia 13 de fevereiro aconteceu a entrega simbólica do repasse oferecido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA às associações contempladas com os valores referentes aos Projetos apresentados pelas mesmas. O dinheiro repassado é do Fundo da Infância e Adolescência – FIA que é um fundo que recebe doações de empresas parceiras como, por exemplo, a CEBRACE.
As Associações que tiveram os seus Projetos aprovados foram:
Associação Comunitária do Desenvolvimento de Itajuba;
Associação de Bombeiros Comunitários de Barra Velha;
Clube de Canoagem de Barra Velha.
A Associação Comunitária do Desenvolvimento de Itajuba, apresentou o Projeto "Pequenos campeões do Presente, Grandes campeões do Futuro", um projeto social voltado para crianças e ou adolescentes com problemas comportamentais escolares ou sociais que dificultam seus desempenhos escolares, bem como a convivência social familiar, que teve início no último dia 02 de março.
O projeto visa o ensino de Jiu-Jitsu como Arte Marcial Disciplinadora, como forma regular da prática esportiva, formação psicossocial positiva e fortalecimento da alta estima e relações familiares através da Prática Esportiva.
O projeto atende 15 crianças escolhidas por diretores das escolas do bairro Itajuba, priorizando adesão de alunos cujas famílias tenham inscrição no CadÚnico (Castro Único), assistidos pelo Mestre Bassan Santana Nsaif, através da diretoria da ACDI (Associação Comunitária do Desenvolvimento de Itajuba), e pelo Presidente do CMDCA ( Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Barra Velha) Sr. José Idemar Trevisani, que apoia o projeto desde o seu início.
O projeto conta com Transporte de uma Van que promove o translado das crianças para o treino diariamente, fornece os quimonos padronizados do projeto e após as atividades é oferecido às elas um delicioso lanche. O projeto também contará com o apoio de outros profissionais, como dentista e nutricionista através de palestras a serem definidas as datas posteriormente ao andamento do projeto.
A Associação de Bombeiros Comunitários de Barra Velha, apresentou o projeto"Bombeiro Mirim", que é um programa de apoio pedagógico e complementação educacional às crianças, que tem por objetivo o desenvolvimento por meio de um sistema hierárquico e disciplinar que prioriza o sentimento de servir à comunidade, a honra, a família através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazendo com que a criança assuma seu próprio crescimento.
O projeto também disponibiliza cursos ampliando o acesso a conhecimentos básicos nas áreas de prevenção, ação em casos de emergência em incêndios e acidentes diversos onde existam vitimas em situação de perigo.
Considerando que o projeto visa trabalhar com crianças de 10 à 15 anos através de treinamentos, palestras e eventos.
O projeto conta ainda uniforme completo para as 100 crianças inscritas e para a coordenação, materiais didáticos, lanche e transporte e acontecera na sede do Corpo de Bombeiros Barra Velha nos sábados a partir das 14h00min.
O Clube de Canoagem de Barra Velha apresentou o projeto "Projeto Esportivo Desenvolvendo a Canoagem 2014", que visa a cidadania e o desenvolvimento social através da canoagem, bem como a melhora no rendimento escolar, saúde e educação para serem incluídas no escopo de desenvolvimento sustentável e tomarem consciência da preservação e acesso a educação ambiental.
É um projeto reconhecido pelo Ministério dos Esportes e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O Projeto atenderá crianças e adolescentes 20 crianças entre 6 e 18 anos incompletos, matriculadas na rede publica de ensino.
O projeto contara ainda reforço alimentar, caiaques individuais, Cata Batiki e surf Ski , coletes salva vidas, Stand Up Padle, remos para desenvolvimentos de atividades.
O Projeto acontecerá em sábados alternados no período matutino e vespertino na lagoa da cidade.
O repasse acontece da seguinte forma:
O CMDCA abre o edital para associações e órgãos governamentais, esses órgãos apresentam projetos, que são avaliados por uma comissão formada por membros do CMDCA. Feita a avaliação e aprovado o projeto, é feito um pedido de abertura de uma conta específica para o Projeto ao Presidente da Associação, para que possa ser feito o deposito referente ao valor apresentado no Projeto. O valor repassado é dividido em três parcelas, sendo que para ser recebida a segunda parcela é necessário ter feito a prestação de contas da primeira parcela.
O projeto deve conter um tempo mínimo de duração de seis meses.
Fonte: José Idemar Trevisani
Secretário de Assistência Social
Secretaria de Assistência Social – SEMAS
site: http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.barravelha.sc.gov.br&h=4AQHXqbjl&s=1
email: social@barravelha.sc.gov.br
tel: 47 34561693/ 91095681
Viviane Montanari Jurek
Coordenadora de Assistência Social
(47) 9681-4706
(47) 8456-0613
Assessoria de Comunicação
Fones (47) 3446-7745 – 99048305