You are currently viewing Profissionais de saúde de São João participam de capacitação conduzida pelo Hospital Sírio Libanês

Profissionais de saúde de São João participam de capacitação conduzida pelo Hospital Sírio Libanês

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

São João do Itaperiú – O Hospital Sírio Libanês, de São Paulo, em parceria com o Ministério da Saúde, lançou etapa de capacitação de profissionais da saúde do SUS (Sistema Único de Saúde) que contempla a região nordeste de Santa Catarina.

Esta é a terceira etapa do Projeto Gestão da Clínica no SUS (GCSUS), lançada no dia 02 de abril. Ao todo, serão capacitados mais de 4 mil profissionais do SUS, de 40 regiões de todo o país. O programa é conduzido pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) e nesta edição incluirá simultaneamente três cursos de especialização: "Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde", "Regulação em Saúde no SUS" e "Educação na Saúde para Preceptores do SUS". Cada curso dispõe de 1.440 vagas. De São João do Itaperiú participarão três profissionais: a odontóloga Myrian Dill, a enfermeira Cíntia Pfeil e a responsável pelo Tratamento Fora do Domicílio (TFD) Rita de Cássia Marangoni. A região já foi contemplada com um curso de formação de facilitadores do Instituto Sírio Libanês, formando 9 pessoas que estarão conduzindo o processo, sendo uma delas a secretária Municipal de Saúde Isa Hermann.

O prefeito em exercício Gilberto Azevedo representou os prefeitos da região na aula inaugural, dia 2 de abril, na Câmara de Vereadores de Joinville. A solenidade de abertura, por vídeoconferência, a partir do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL), teve a participação do ministro da Saúde, Arthur Chioro, do superintendente corporativo do Hospital Sírio Libanês, Gonzalo Vecina Neto, do superintendente de Estratégia Corporativa, Paulo Chapchap e do Superintendente de Ensino do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL), Roberto de Queiroz Padilha. Simultaneamente, o lançamento contou com a presença dos gestores representantes de todas as regiões de saúde indicadas pelo Ministério da Saúde, CONASS e CONASEMS, e dos participantes dos diferentes cursos.

Segundo a secretária Isa Hermann, "esta capacitação dos profissionais reverterá no aprimoramento da atenção à saúde no SUS, tendo em vista a referência de qualidade nos serviços prestados pelo Sírio Libanês".