Seminário sobre Cidadania Rural será no dia 27 de maio
O Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e a Amvali (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu), em parceria com a Prefeitura de Corupá e outros parceiros, convidam os produtores rurais e interessados para participarem do Seminário sobre Cidadania Rural. Será no dia 27 de maio (terça-feira), no Salão Paroquial São José, das 13h30min às 17h30min.
O objetivo do encontro é divulgar informações sobre legislação tributária para o meio rural, relacionadas ao Cadastro do Produtor Primário-Bloco de Notas do Produtor, e conhecimentos referentes aos direitos perante à legislação previdenciária para o campo.
Os assuntos abordados serão: Cadastro do Produtor Primário, Segurado Especial – Lei 11.718/2008 e Regularização de Agroindústria Familiar. Haverá certificado de participação e coffee break.
O evento é direcionado a contabilistas, segurados especiais, cooperativas, agroindústrias e produtores rurais, que comercializam algum produto.
Os interessados devem fazer sua inscrição na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Corupá ou confirmar presença pelo telefone 3375-1902.
Lions Clube promove Café-Desfile no dia 31 de maio
A diretoria do Lions Clube de Corupá promove o tradicional Café Beneficente com Desfile de Modas. Será no dia 31 de maio (sábado), no Salão Paroquial Evangélico, com início às 14h30min. Haverá desfile de modas, apresentando as principais tendências do outono-inverno em roupas e calçados, que deixam o visual masculino e feminino mais bonito e elegante. O ingresso custa R$ 25,00 e deve ser adquirido antecipadamente com integrantes do Lions Clube.
Mais informações: 3375-1118 (Mari) ou 3375-2065 (Miriam)
Abertas inscrições de ACT´s para cargos da administração de Corupá
Estão abertas até 20 de junho, as inscrições para o processo seletivo de nove cargos ACT´s (admitidos em caráter temporário), para preenchimento de vagas em cadastro reserva na administração municipal de Corupá.
As inscrições devem ser feitas na Secretaria de Educação, das 8h às 12h, apresentando os seguintes documentos: fotocópias da identidade, CPF, comprovante de residência (fatura de água, luz ou telefone), comprovante de escolaridade, conforme a exigência do cargo e declaração de tempo de serviço.
Cargos
Cargos |
Habilitação |
Fonoaudilólogo: 35h |
Curso Superior na área com registro no órgão de classe |
Psicólogo: 35h |
Curso superior na área com registro no órgão da classe |
Professor II, na disciplina de Inglês, Português e Artes (do ensino fundamental) |
Licenciatura Específica nas disciplina de Letras (Português/Inglês), Artes |
Instrutor de Música: Violino |
Ensino Médio |
Agente Epidemiológico: 40h |
Ensino Fundamental e CNH – A |
Agente Comunitário: para área de abrangência do PSF I, PSF II, PSF III e PSF IV: 40h |
Séries Iniciais do Ensino Fundamental |
Merendeira: 44h |
Séries Iniciais do Ensino Fundamental |
Auxiliar de Serviços Gerais: 44h |
Séries Iniciais do Ensino Fundamental |
Mecânico de Máquinas e Veículos: 44h |
Séries Iniciais do Ensino Fundamental |
A classificação do cargo de Professor, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Auxiliar de Serviços Gerais, Merendeira e Mecânico de Máquinas e Veículos será pela formação, tempo de serviço na função, maior de idade, estado civil (casado) e maior número de dependentes.
A classificação do cargo de Agente Epidemiológico e Agente Comunitário será pela nota da prova de redação, que acontecerá no dia 23 de junho (segunda-feira), na Aciac (Associação Comercial e Industrial de Corupá), com início às 9 horas.
A classificação do Instrutor de Música será pela prova prática no dia 23 de junho, na Secretaria de Educação e Cultura, com início às 8 horas. Também será analisado o tempo de serviço na função, maior idade, estado civil (casado) e maior número de dependentes.
As listagens de classificação serão afixadas no mural da Prefeitura de Corupá e nas Secretarias Municipais de Saúde e Educação, a partir de 27 de junho. A chamada para ocupação das vagas será por telefone e de acordo com a necessidade do município.
Mais informações edital, disponível no site da prefeitura http://www.corupa.sc.gov.br/ ou pelo telefone 3375-1399
Proerd em Corupá inicia no dia 26 de maio
O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), iniciou em Corupá na última segunda-feira (26). O objetivo do programa é atuar na prevenção para evitar que crianças e adolescentes façam uso de drogas e violência. Os assuntos trabalhados durante os encontros abordam os riscos e os efeitos do uso de drogas para o organismo e também os de ordem legal, dados recentes sobre o uso de drogas, a variedade de ações positivas que podem ser praticadas na escola e na comunidade, entre outros, além do tema autoestima e atitudes de resistência, que ensinam os alunos a tomarem decisões quando pressionados para usar drogas.
O instrutor do Proerd cabo Luiz Massaneiro reuniu-se com o secretário de Educação Joney Cicero Morozini, no dia 23 de maio, para definição do cronograma de aulas, de segunda a quinta-feira, assim distribuídas:
Segunda-feira: Escola Aluísio
Terça-feira: Escola José Pasqualini
Quarta-feira: Aluísio, Francisco Mees e São José
Quinta-feira: Escola São José
"Esse importante programa recebe todo nosso apoio, pois orienta sobre os riscos e malefícios das drogas, as atitudes de resistência perante as pressões e contribui para o fortalecimento de uma sociedade saudável", diz Joney Cicero Morozini, Secretário Municipal de Educação e Cultura de Corupá.
Em Corupá as aulas serão ministradas pelo policial Luiz Carlos, durante 11 encontros, de maio a agosto, para alunos de 5º e 7º anos e quatro encontros para alunos do 2º ano. Ao final de cada período do curso, é realizada a formatura com todas as turmas e escolas do município. A formatura está prevista para segunda quinzena do mês de setembro. Neste ano, em Corupá participam 227 alunos do 2º ano (Proerd Kid) e 223 alunos de 5º ano de escolas da rede municipal e estadual de educação.
Proerd em Corupá
Em março de 2014, o Proerd (Programa Educacional de Resistências às Drogas) completou 14 anos de atividades em Corupá. Desde o ano 2000, já foram contempladas pelo Proerd 4.471 crianças e nove pais. Este número representa 30% da população do município. Os alunos atendidos são de diversas séries do ensino fundamental: 797 alunos do 2º ano, 2. 675 do 5º ano e 990 do 7º ano.
"O programa consiste em uma ação conjunta entre o Policial Militar chamado de "Policial Proerd", professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudar os estudantes a reconhecerem as pressões e as influências diárias para usarem drogas e praticarem violência, e como a elas resistirem", enfatiza o policial instrutor Luiz Carlos Massaneiro.
História do Proerd
O objetivo do Poerd é reduzir e/ou eliminar o uso indevido de drogas. O programa teve início na cidade de Los Angeles, Califórnia ( E.U.A), em 1983 e recebeu o nome de D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education). No ano seguinte, o Proerd começou a ser adotado em outros estados, mas era ainda limitado ao estado da Califórnia. Chegou ao Brasil em 1992, no Rio de Janeiro. E, em 1998, inicia-se o Proerd em Santa Catarina, atendendo no primeiro semestre apenas a cidade de Lages. No segundo semestre daquele mesmo ano, foi implantado em Chapecó.
O Proerd é aplicado em todos os estados brasileiros. Em Santa Catarina, aproximadamente 180 municípios possuem policiais atuando nas escolas.
Jaraguá do Sul e região
Em 1998, dois policiais começaram o programa em Jaraguá do Sul. Na época, o capitão Amarildo de Assis Alves, comandante da terceira companhia (hoje tenente coronel) escolheu os policiais Cabo João Rocha Soares Filho e o terceiro Sargento Gilmar Colasio para ministrarem o programa. Em março de 2000, com o ingresso dos soldados Jean Rudolf e Luiz Carlos Massaneiro, foi possível aplicar também o Proerd para os municípios de Guaramirim, Schroeder, Massaranduba e Corupá.
Desde o ano de 1999, o Proerd faz parte da grade de ensino das escolas da região de Jaraguá do Sul e cidades circunvizinhas, com o intuito de tentar reduzir ou minimizar o uso de drogas lícitas e ilícitas entre crianças e adolescentes por meio do conhecimento das consequências causadas pelo uso delas, além de buscar promover a aproximação da PM com a comunidade.
O 14º BPM, que abrange os municípios de Jaraguá do Sul, Corupá, Guaramirim, Schroeder, Massaranduba, já formou nestes 14 anos de existência do Proerd, 60.280 (até dezembro de 2013) crianças atendidas pelo programa em Jaraguá do Sul e região.
Esse programa é desenvolvido numa parceria entre Polícia Militar, Escola e Família, e conta ainda com o apoio de parceiros como Prefeituras Municipais empresa Marisol, Weg, Malwee Malhas, KLC Conectores (Corupá), que patrocinam todo o material de apoio como camisetas, bonés e material didático. Na microrregião, desde 2001, 100% dos alunos são atendidos.
Metas e objetivos
O Proerd não representa apenas o empenho da Polícia Militar quanto à prevenção ao uso e abuso de drogas e sim a união de esforços entre Polícia Militar, entidades educacionais, empresas públicas e privadas e comunidade, por meio de um programa educacional desenvolvido nas salas de aula com a finalidade de impedir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. Este programa é aplicado unicamente por policiais militares aptos através de capacitação específica e é ministrado desde a educação infantil e ensino fundamental até aos pais.
A meta que engloba todo o Proerd é de buscar reduzir/eliminar o uso de álcool, cigarro e outras drogas pelos jovens, bem como o seu comportamento violento. O Proerd é oferecido em quatro cursos: Proerd Kids para as séries iniciais, Proerd de 4ª e 6ª Séries (5º e 7º anos) do ensino fundamental e Proerd para pais. O Proerd de 5º ano é o currículo primordial do Proerd no Brasil. Já o Proerd para as séries iniciais, 7º ano e Proerd Pais, são os currículos atendidos conforme disponibilidade de tempo de cada instrutor (Policial) Proerd. O curso de 7º ano é integralmente relacionado com o de 5º ano. Os objetivos gerais dos programas do 5º e 7º anos, estão voltados ao desenvolvimento das capacidades necessárias aos alunos para que tomem as rédeas de suas vidas (autonomia), com ênfase especial à resistência ao uso e abuso de substâncias entorpecentes.
Objetivos específicos
* Compreender os riscos e efeitos físicos e emocionais do uso de álcool, cigarro, maconha e inalantes sobre seus corpos em desenvolvimento, e os riscos de ordem legal desse uso.
* Comparar e contrastar as crenças comuns de seu grupo na sala de aula com os dados recentes sobre o uso de álcool, tabaco e outras drogas (ATOD), e, onde surgir dissonância, revisar suas compreensões e crenças sobre quantos de seu grupo não usam álcool, tabaco e outras drogas.
* Expandir seus conhecimentos sobre a variedade de ações positivas que podem praticar em suas escolas e comunidades (comportamento pró-social) para que não se envolvam com o uso de álcool, tabaco e outras drogas.
* Enfatizar as estratégias que auxiliam o estudante a aprender como tomar decisões efetivas e desenvolver habilidades de comunicação, ajudando-o a resistir ao impulso para o consumo de drogas.
* Perceber o que são as estratégias de negação, habilidades de comunicação saudável, afirmação e resistência, e poderão aplicar essas habilidades de maneira adequada no desenvolvimento das várias situações e outras drogas.
Fonte: Seção de Comunicação do 14º BPM