Desde a tarde de segunda-feira, dia 26, o diretor da Defesa Civil de Guaramirim, Irineu José Veiga Júnior acompanhado do engenheiro civil da Prefeitura, Frank Ricardo de Oliveira acompanham o consultor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Gabriel Lima. O Cemanden está vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e vem para o município em resposta a um Projeto de Prevenção encaminhado em maio de 2013.
Atualmente Guaramirim possui 12 áreas identificadas de risco, e é nestas áreas que o consultor está avaliando a possibilidade de implantação de pluviômetros automáticos (equipamento que mede a quantidade de chuva). Os pluviômetros enviam os dados coletados automaticamente para o Centro de Operações do Cemaden que monitora ininterruptamente (24h/dia; 7 dias/semana) áreas de risco susceptíveis à ocorrência de deslizamentos ou inundações em todo o país.
"Caso seja aprovado teremos acompanhamento em tempo real e poderemos ser avisados com antecedência de 2 a 6 horas da ocorrência de riscos", explica Júnior.
O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), órgão vinculado à Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional (MI). O Cemaden e o Cenad atuam de forma integrada e complementar. Nessa parceria, cabe ao primeiro o monitoramento de dados e informações que subsidiam a elaboração de alertas que visam antecipar a ocorrência de desastres naturais e, ao segundo, o gerenciamento desta informação e articulação junto aos municípios para subsidiar medidas de prevenção de desastres naturais, acompanhamento da situação e coordenação de medidas pós-desastre.
A previsão para o término das visitas técnicas em todo País é setembro e, conforme o técnico se aprovado os pluviômetros devem ser instalados até dezembro.
Fonte: Diretor da Defesa Civil de Guaramirim, Irineu José Veiga Júnior pelo telefone: 8852 2749
Visite o site: http://www.guaramirim.sc.gov.br/
Diretoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Guaramirim
(47) 3373-0247
Albino Flores
(47) 9975 0119 – (47) 8846 0536
Lidiane Maria
(47) – 8852 2053