You are currently viewing Aberta oficialmente a 8ª Feira do Livro

Aberta oficialmente a 8ª Feira do Livro

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Crédito das fotos anexas: Francisco Junkes/PMJS

Autoridades, empresários, estudantes e professores estiveram na abertura da 8ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul, que ocorreu nesta manhã, no Centro Cultural de Jaraguá do Sul (Scar). O coordenador geral do evento, Carlos Henrique Schroeder, anunciou a internacionalização da proposta a partir de 2015, com o convite de escritores e artistas de outros países. Também comunicou que em 2016 deixará a coordenação. "A feira já é uma referência nacional e isso se deve ao fato de que muitas pessoas e parceiros abraçaram esta ideia", disse. O presidente da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul – uma das entidades realizadoras – Sidnei Marcelo Lopes, destacou a união de esforços para a realização desta edição.

A apresentação artística ficou por conta de Paulo Freire, com o espetáculo "Medo pequeno", que pode ser conferido ainda hoje às 14 e 15 horas; e amanhã, em quatro horários: às 9, 10, 14 e 15 horas. Considerado um dos maiores contadores de história do país, o violeiro e escritor conta histórias musicadas. Autor de livros como "O céu das crianças", "Zé Quinha e Zé Cão, vai ouvindo…" e "Jurupari", Freire trouxe para Jaraguá do Sul seu universo violeiro em contações de histórias na Maratona de Contos do Serviço Social do Comércio (Sesc), que integra a programação da Feira do Livro.

A 8ª Feira do Livro segue até o dia 15 e a programação completa para os 11 dias do evento pode ser conferida em http://www.feiradolivro.org/2014. Entre as atrações constam lançamentos, autógrafos, exposições, debates, palestras e espetáculos, além de contações de histórias. O horário para visitação, de segunda à sexta-feira, é das 9 às 21 horas. Aos sábados, das 9 às 19 horas; aos domingos, das 10 às 18 horas. O acesso é livre para todas as atrações, respeitando-se a capacidade dos estandes e auditórios. O agendamento para grandes grupos deve ser realizado através do e-mail id4857@jaraguadosul.sc.gov.br.

Ainda para hoje, às 19h30, está programado um bate-papo sobre literatura, rock e bullying, a partir das obras de Michel Laub. Escritor e jornalista, publicou cinco romances e ganhou os prêmios Bienal de Brasília, Bravo/Prime e a Copa Brasileira de Literatura. Seu livro "Diário da queda" teve os direitos vendidos para onze países. Amanhã, às 19h30, o destaque é o guitarrista e produtor dos últimos discos da Legião Urbana, Dado Villa-Lobos, num bate-papo sobre a influência da literatura na banda. Parente do compositor clássico Heitor Villa-Lobos, foi o responsável pela produção dos últimos discos da banda. É autor de trilhas sonoras premiadas.

No dia 7, às 19 horas, ocorre o espetáculo "Gaiola de moscas", do Grupo Peleja, de Recife (PE), pelo Palco Giratório Sesc. Com classificação livre, tem duração de 50 minutos. O dia 9, às 9 horas, está reservado para Drica Pinotti, escritora brasileira que vive em Nova York. Conta com treze livros publicados, entre eles a famosa série "De menina a mulher", além dos livros adultos "A pílula do amor" e "Antídoto". Também está programado para as 15 horas, no espaço panorâmico da Scar, o lançamento do livro "Uma Eterna Menina", de Adelaide Dornbusch Ender (74). A obra, de cerca de 200 páginas, foi organizada e tem apresentação e edição assinadas pela jornalista Rosana Rodrigues Ritta. A história de vida de Adelaide é contada por meio de fotos, anotações e documentos, trazendo também como pano de fundo um pouco da história da família da escritora e própria história da Jaraguá do Sul, cidade em que Adelaide nasceu.

Carlos Fialho é o convidado do dia 9, às 19h30. Natural do Rio Grande no Norte, é cronista e autor de obras destinadas para o público jovem do Nordeste. Autor de sete livros, tem como destaques: "Não basta ser playboy. Tem que ser Dj!"; "As maiores mentiras do verão" e "Cruvinel – o artilheiro dos gols perdidos".

A presença confirmada para o dia 10, às 9 horas, é Leila Rego, autora de livros para jovens adultos, entre os quais: "Amigas (im)perfeitas" e "A segunda vez que te amei". No mesmo, dia, só que às 19h30, ocorre um show com Luiz Felipe Leprevost, cantor, compositor, letrista, bailarino, dramaturgo, poeta, contista e romancista. Pela primeira vez no Norte de SC, o artista mostra toda a irreverência do show que mistura a batida pop rock com a melodia de um dos grandes letristas da MPB. A censura é 12 anos. A atração local é a apresentação do documentário "Criação e autoconhecimento: maturidade", de Carlos Felipe Urquizar Rojas. O vídeo de 30 minutos registra entrevistas com três criadores da cidade: Carlos Henrique Schroeder, Dietmar Hille e Márcio Paloschi.

No dia 11, às 14h30, a Feira do Livro recebe Patrícia Barboza, formada em produção editorial e especializada em literatura infantojuvenil. Integrante do projeto "Leitura Nota 10", visita instituições de ensino com o objetivo de incentivar o hábito da leitura.

Fonte – Sidnei Marcelo Lopes, presidente da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul. Fone: 2106-8700.

Pedro Bortoloti Junior
Jornalista (DRT SC 00968 JP)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
Fone 2106-8095
id9756@jaraguadosul.sc.gov.br
Mais notícias no site www.jaraguadosul.sc.gov.br

http://www.jaraguadosul.sc.gov.br/