Das 91 pessoas que foram transferidas para o Parque de Eventos, 10 deixaram o local no início da manhã de segunda-feira
Desde o início dos fortes temporais que se abateram sobre Jaraguá do Sul neste final de semana, 91 pessoas foram encaminhadas ao Parque Municipal de Eventos onde foi montado uma estrutura para abrigá-las. Além de alimentação, roupas e um local para dormir, os encaminhados pela Defesa Civil, Exército, Bombeiros e outros grupos de apoio da Prefeitura de Jaraguá do Sul também receberam assistência médica. A maioria veio do bairro Vila Lenzi, mas também estão alojados moradores do Centenário, Ilha da Figueira, Vieira e Nereu Ramos.
Maior parte destes desalojados permanece em abrigo da PMJS. De acordo com a Secretaria Municipal da Assistência Social, Criança e Adolescente (Semascri), deste grupo, cerca de 10 pessoas deixaram o abrigo na manhã desta segunda-feira. "A maior parte destas pessoas resolveu permanecer aqui até que o fornecimento de água seja restabelecido. Eles alegam que não tem como lavar toda a lama e sujeira que entrou em suas casas e por isso preferem aguardar aqui até que o serviço se normalize", explicou a assistente social.
Alojado desde domingo, o pedreiro e morador da Vila Lenzi Marcos Roberto Antunes, com a filhinha de apenas 11 meses no colo, lembra do sufoco pelo qual passou. "Foi muita chuva mesmo, acho que água subia uns 10 centímetros por minuto, mas graças a Deus e ao pessoal do Exército e da Prefeitura a gente conseguiu sair a tempo".
Já o aposentado Celso Raimundo da Silva, 64 anos, que ainda se recupera de um atropelamento numa cadeira de rodas, também deu seu depoimento: "Moro há 30 anos da rua irmão Leandro (na Vila Lenzi) e nunca vi cair tanta água na minha vida, nem em 2008. Graças a Deus, aqui a gente está bem acomodado pela Prefeitura", agradeceu.
A Semascri orienta às famílias atingidas pelos temporais que necessitem de algum tipo de donativo que se dirijam para os seguintes endereços.
Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do bairro Boa Vista
Rua Domingos Rosa, s/n – Boa Vista. Telefone: (47) 3372-2986
Cras da Ilha da Figueira
Rua José Theodoro Ribeiro, 3.280 – Bairro: Ilha da Figueira – Telefone: (47) 3372-1470 –
Cras Jaraguá 84
Rua Alvino Flor da Silva, 678 – Bairro: Jaraguá 84
Cras João Pessoa
Rua Gilberto de Paula Pimentel, s/n – Bairro: João Pessoa – Próx. Creche Cecília Karsten
Cras Santo Antônio
Endereço: Rua José Vicenzi, s/n – Bairro: Santo Antônio
Creas II – Serviço de Proteção Social e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos – Paefi
Endereço: Rua José Emmendoerfer, 328 – Bairro: Nova Brasília
Fonte: Emanuela Wolff – Secretária da Assistência Social da PMJS – 2106-8101
Emerson Gonçalves de AlmeidaJornalista (MTB nº 3140/11/190)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8229, 2106-8199
id9592@jaraguadosul.sc.gov.br
www.jaraguadosul.sc.gov.br