Abertas inscrições ao Pij (Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary Club)

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Atenção jovens, estudantes do ensino médio. Estão abertas até  4 de julho, as inscrições ao Pij 2015 (Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary Club), que oportuniza a aprendizagem de outro idioma e o conhecimento da cultura de outro país. Os estudantes  interessados devem procurar o Rotary de Corupá, ou falar com a professora Maria Celi da Costa,  na Escola de Educação Básica São José. Maria Celi é a Oficial do Intercâmbio e responsável pelo Pij em Corupá.

Os alunos inscritos participam por diversas fases até a seleção: teste de inglês, de português e de conhecimentos gerais, além de entrevista com psicólogos. Após a seleção e classificação, o estudante escolhe o país em que deseja fazer o intercâmbio.

Martin da Costa começa o intercâmbio em agosto deste ano

Em agosto deste ano, o corupaense Martin da Costa (17) começa o intercâmbio no distrito de Opawa, na República Tcheca. Durante o intercâmbio, vai morar na casa de uma família, no município de Kravare, uma pequena cidade de aproximadamente 7 mil habitantes, próximo a cidade em que estudará. As despesas de hospedagem e alimentação fazem parte do programa de intercâmbio.

O estudante já se corresponde com a família que lhe abrigará e está na expectativa e ansioso para embarcar após 18 de agosto. O maior desafio é falar o idioma tcheco, de difícil pronúncia, principalmente para brasileiros e portugueses, pois há uma profusão de acentos, tremas e outros sinais em cima das letras, que as tornam impronunciáveis. Mas Martin se prepara e estuda o vocabulário básico para se comunicar com a família. Para você Martin,  Š%u0165astnou cestu (boa viagem), Úsp%u011Bch (sucesso) e Hodn%u011B zdaru (boa sorte).

Segundo Martin, o intercâmbio é uma experiência única que deve ser aproveitada.

"O intercâmbio abre as portas e proporciona o conhecimento de outra língua e novas culturas.  É uma experiência de vida", diz.

O estudante corupaense sempre teve interesse em fazer um intercâmbio. Por meio de pesquisas na internet e no You Tube ficou sabendo do Pij do Rotary Club. O  incentivo do diretor da Escola de Educação Básica São José Lairton Hartmann Müller, do  Presidente do Rotary Club Gilberto Kaszubowski e do ex- Presidente Régis Ferreira foi fundamental para a inscrição.

Em 2013, Martin inscreveu-se e foi selecionado. Na primeira fase, participou do teste de inglês, de português e de conhecimentos gerais, com aproximadamente 50 estudantes de municípios pertencentes ao Distrito 4650.

As provas aconteceram no Hotel Tureck Garten, em Corupá. Na segunda fase, houve a entrevista com psicólogos, sendo classificado em 10º lugar, para escolher o país do intercâmbio e optou pela República Tcheca.  

Para Gilberto Kaszubowski Presidente do Rotary Club de Corupá, a atitude de Martin deve servir de exemplo para outros jovens. Todos os anos, o Rotary Club Internacional possibilita fazer o intercâmbio. No próximo ano, o município de Corupá receberá um aluno do México que fará o intercâmbio no Brasil.

Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary Club 

O Pij (Programa de Intercâmbio de Jovens) é uma das ações do Rotary Club Internacional, direcionado para alunos que cursam o ensino médio. Os jovens viajam a outros países como embaixadores culturais para aprenderem um idioma e conhecerem a cultura local. Além de vivenciarem outras culturas, possibilita aos participantes expandir sua visão de mundo e aumentar o autoconhecimento, desenvolver a capacidade de liderança e de comunicação dos estudantes, promovendo a paz e compreensão mundial.

Antes de viajarem, muitos distritos do Rotary oferecem orientações para os estudantes, com palestras, preparação de uma apresentação do país e utilização das quatro principais regras do Intercâmbio de Jovens do Rotary: no driving (não dirigir), no drinking (não beber), no dating (não namorar) e  no drugs (não se drogar).

A grande maioria dos intercambistas do Rotary  são reconhecidos por seus blazers. O blazer é de uso obrigatório, sendo uma ótima ferramenta para reconhecimento em aeroportos, viagens e afins. Alguns países recomendam a cor azul-marinho do blazer, mas também pode ser de outra cor. A cor depende de que país ou região o intercambista vem.

Mais informações: 3276-9378 (Maria Celi)  9178-1309 (Martin)

Gilberto, Presidente do Rotary: 3375-1289