Crédito das fotos anexas: Francisco Junkes/PMJS
Cerca de 310 alunos participam hoje da V Feira de Educação Matemática e da I Feira Municipal Científica e Tecnológica (Fecitec), que ocorre das 9 às 15 horas, no bloco "F" do Centro Universitário Católica de Santa Catarina. São ao todo 155 os trabalhos, dos quais, 69 de matemática e 86 de ciência e tecnologia. A Fecitec é o resultado de trabalhos desenvolvidos nas escolas durante este ano, nas categorias educação especial, educação infantil, anos iniciais e finais do ensino fundamental, além de ensino médio. Cada escola pôde, de acordo com o regulamento, inscrever até 10 dos seus melhores projetos.
A Feira conta com a mostra de trabalho: "Experiência Tridimensional", com esculturas de alunos do 9° ano em arame e concreto celular. A mesma exposição segue, de acordo com a articuladora de arte da Secretaria Municipal da Educação, Kaethlin Mendes Ozaki, para o Museu Emílio da Silva. As alunas do 4° ano 02 da EMEF Jonas Alves de Souza, Rafaela Simoni Martini e Vanessa Danielli Buba falaram da "qualidade de vida no ambiente escolar". Houve a aplicação de 105 questionários sobre alimentação adequada e a importância da prática da atividade física, cálculos de Índice de Massa Corporal (IMC), um passeio de estudo com lanche saudável, além da elaboração de textos sobre higiene e alimentação saudável, que culminou com a confecção do jornal "Movimente: o jornal que exercita o corpo e a mente". Também na linha de comunicação, os alunos da EMEF Francisco Solamon, Emily da Silva de Bastos, Rafael da Silva e colegas do 8º ano pesquisaram sobre a propaganda. Criaram marca, símbolo e slongan de um produto, além da edição de vídeos publicitários. Envolvidos pelo mundo do suspense e do mistério, estudantes do 8° ano da EMEF Maria Nilda Salai Stähelin se aprofundaram sobre as histórias de Sherlock Holmes e seu criador, o escritor Arthur Conan Doyle.
Segundo a coordenadora geral do evento, Célia Reichert Engelmann, supervisora de ensino fundamental da Secretaria Municipal da Educação, uma comissão formada por professores e orientadores será responsável pela avaliação dos projetos. Os critérios de avaliação dos trabalhos matemáticos serão: comunicação do trabalho; domínio do conteúdo matemático; qualidade científica; relevância científica e social; ênfase dada ao conteúdo matemático e específico por modalidade. Neste último item serão analisados: materiais e/ou jogos didáticos; matemática aplicada e/ou inter-relação com outras disciplinas; e matemática pura. Já os trabalhos de cunho científico e tecnológico passarão por avaliação nos quesitos apresentação; conhecimento; caminho metodológico; organização; e pesquisa.
Encerramento e premiação estão programados para as 15h30. Alunos e professores receberão medalhas e troféus, respectivamente, de destaque ou honra ao mérito, pela participação. Os melhores projetos estarão na XXX Feira Catarinense de Matemática, prevista para ocorrer de 22 a 24 de outubro, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul.
Fontes – Célia Reichert Engelmann, supervisora de ensino fundamental e Iraci Müller, articuladora de matemática. Fones: (47) 2106-8231 e 2106-8134, respectivamente.
Pedro Bortoloti Junior
Jornalista (DRT SC 00968 JP)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
Fone 2106-8095
id9756@jaraguadosul.sc.gov.br
Mais notícias no site www.jaraguadosul.sc.gov.br
http://www.jaraguadosul.sc.gov.br/