You are currently viewing Corupá no site oficial do Programa de Cidades do Pacto Global da ONU

Corupá no site oficial do Programa de Cidades do Pacto Global da ONU

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O Programa Cidades tem muito prazer em receber estas quatro novas cidades participantes, do Estado brasileiro de Santa Catarina, que vieram para o Pacto Global da ONU, com um impressionante início cheio de impacto.

Em uma reunião de Prefeitos ocorrida em novembro de 2013, facilitada pelo Consórcio Intermunicipal Quiriri, as cidades de Campo Alegre , Corupá , Rio Negrinho e São Bento do Sul concordaram coletivamente se comprometer com os dez princípios do Pacto Global em direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Eles também foram apoiados neste compromisso por um número de organizações privadas e da sociedade civil.

Esta iniciativa coletiva desde então tem crescido para o estabelecimento do 'Movimento Quiriri Sustentável ", que vai trabalhar transversal a vários sectores e estrategicamente sob a égide do Programa Cidades para desenvolver o território, que é em torno da bacia do Alto Rio Negro. Isso também está sendo coordenado pelo Consórcio Intermunicipal Quiriri.

Estas iniciativas têm sido intimamente apoiada pela Aliança Paraná Sustentável , Cidades Programa Secretaria Regional no estado vizinho do Paraná.

O Movimento Quiriri Sustentável (MQS) tem um objectivo declarado para:

"desenvolver uma agenda estratégica regional para a sustentabilidade, em colaboração com a sociedade civil, o setor empresarial e academia, comprometidos com os princípios do Pacto Global das Nações Unidas e com o apoio do Programa de Cidades, para resgatar o valor eo potencial dos cidadãos, distritos, municípios e região da região Quiriri para melhorar a prosperidade e qualidade de vida de sua população".

Acontece primeira oficina de planejamento do Programa Cidades

Consórcio Intermunicipal Quiriri apoiará o 'Movimento Quiriri Sustentável" para construir uma agenda estratégica de colaboração que visa promover o desenvolvimento territorial sustentável, tomando como referência os conceitos de gestão das bacias hidrográficas participativo para o desenvolvimento sustentável e compartilhado, enquanto utilizando ferramentas fornecidas pelo Programa Cidades.

Consórcio Intermunicipal da Bacia Hidrográfica do Alto Rio Negro – Consórcio Quiriri – foi criada em 1997 como uma associação civil não para fins lucrativos, com o objetivo de formar práticas colaborativas e planejamento participativo ambiental nos diferentes municípios. Guiados pela Lei Federal 11.107/05, a Lei, ordens e regulamentos de Consórcios Públicos, houve um movimento para se adaptar o Consórcio Ambiental Quiriri para um novo modelo de consórcio público e multifuncional. Este formato tornou necessário um novo conjunto de ações para a adaptação institucional.

O compromisso com o Pacto Global da ONU foi firmado pelos quatro municípios de Santa Catarina, integrantes do Consorcio Intermunicipal Quiriri.

Quando perguntado o que os municípios esperavam alcançar ao participar do Pacto Global da ONU, a Secretária Executiva do Consórcio Intermunicipal Quiriri, Sra. Leoni Fuerst, disse "trazer pequenas cidades em conjunto no desenvolvimento de uma agenda estratégica para a sustentabilidade, com o apoio do Programa Cidades e em referência aos dez princípios do Pacto Global".

Ela vê alguns dos valores de participação no Programa Cidades como: as oportunidades de networking para trocar com outras cidades sobre suas experiências; desenvolver parcerias e aprender com exemplos positivos. Especificamente, ela espera que isto irá fortalecer e otimizar alguns dos esforços de colaboração de cooperativas informalmente desenvolvidos nos municípios da região do Quiriri.

"Nos pequenos municípios as ações geralmente são pontuais e isoladas e o quadro de ações e de representação é bastante frágil".

Esta frase da Sra. Leoni Fuerst mostra com clareza o espírito que tomou conta dos integrantes do Consórcio Quiriri e que ela espera se alastre entre toda a população do mundo: "Vamos articulando esforços no sentido de organizar um grande movimento cultural. Há uma postura ética a ser construída, resgatada, alertada. Os reais limites da sustentabilidade passam pela postura de cada um de nós e pelo nosso senso de pertencimento". 

Veja neste link o texto original, em inglês

http://citiesprogramme.com/archives/6304

Veja neste link a entrevista completa com a Sra. Leoni Fuerst, em Português..

http://citiesprogramme.com/wp-content/uploads/2014/06/E.Report-by-Leoni-Fuerst-Consorcio-Intermunicipal-Quiriri.pdf

Ascom – Prefeitura de Corupá-SC