Corupá sedia encontro de corais
O município de Corupá foi palco do 39º Encontro de Corais Luteranos do Sínodo Norte Catarinense, região de Jaraguá do Sul, no último domingo (17), no Salão Paroquial Evangélico, reunindo aproximadamente 290 coralistas.
O Coral Ecumênico de Corupá, responsável pelo evento, ofereceu delicioso almoço e café aos participantes e convidados. O objetivo do encontro foi oportunizar a confraternização entre os grupos que se dedicam à arte de cantar. O encontro acontece anualmente há 39 anos e alguns coralistas participam desde a 1ª edição. O 40º encontro já está marcado. Será no dia 16 de agosto de 2015, sediado pela Comunidade Apóstolo Pedro, centro de Jaraguá do Sul.
O evento contou com presença dos pastores Inácio Lemke, Adenor Saatkamp, Claudir Burmann, coralistas, regentes, além de ministros, familiares e convidados.
O pastor Sinodal Inácio Lemke saudou aos presentes com a mensagem do salmo 96 "Cantem uma nova canção…", ressaltando que os luteranos têm essa tradição do canto. "É muito bom ver as pessoas se dedicando ao canto, com a participação dos jovens, seguindo a tradição. O encontro de corais mostra alegria nas vozes. Cantar é um dom de Deus", ressaltou.
Para Wanderli Siewerdt, regente do Coral Ecumênico de Corupá, o evento foi dinâmico e fluiu bem. "Durante um ano, trabalhamos na organização e foi sucesso", disse.
O pastor Elpídio Hellwig, da paróquia Barra do Rio Cerro, de Jaraguá do Sul e coordenador do Núcleo de Música, destacou que o encontro é um momento de aperfeiçoamento e congraçamento, em clima de alegria. Muitos corais inovando, nas apresentações, unindo canto e instrumentos musicais (teclado, flauta, gaita, violão e outros)."Anualmente há uma melhora na qualidade dos coralistas, regentes e músicos",enfatiza.
No período matutino, os coralistas ensaiaram quatro músicas sob regência do maestro Eusébio Kohler, de Blumenau, com acompanhamento do pianista Geraldo Bispo e de integrantes da Jazz Band Elite, que foram apresentadas pelo grande Coro, no culto dominical.
No período vespertino, houve apresentação dos 10 corais para a comunidade. Cada coral apresentou duas músicas.
Grupo de Corais participantes
1-Cristo Bom Pastor, comunidade Rio Cerro, de Jaraguá do Sul
Regente: Wanderli Siewerdt
2-Coral Evangélico Apóstolo Pedro, de Jaraguá do Sul
Regente: Noilde B. Amorin
3- Comunidade da Paz, bairro Rio da Luz, de Jaraguá do Sul
Regente: Pastor Elpídio Hellwig
4- Coral Apóstolo Paulo e Grupo de Louvor Senhor do Vale, de Jaraguá do Sul
Regente: Denise Mohr
5- Comunidade Cristo Salvador, Barra do Rio Cerro, de Jaraguá do Sul
Regente: Pastor Elpídio Hellwig
6- Coral dos Apóstolos, comunidade Massaranduba
Regente: Elisiana Klabunde
7- Coral de Schroeder, da Paróquia Evangélica de Schroeder
Regente: Neiva Lucia Plantikow
8- Grupo de Canto Alegria em Cristo Bom Samaritano
Regente: Gilmar Baumann
9-Coral São Bento do Sul, Comunidade Evangélica
Regente: Edeltraud Klostermann
10- Coral Ecumênico de Corupá
Regente: Wanderli Siewerdt
Coral Ecumênico de Corupa comemora 26 anos de atividades
O Coral Ecumênico de Corupá completa 26 anos neste mês de agosto. Foi fundado oficialmente no dia 28 de agosto de 1988, como Acec (Associação do Coral Ecumênico de Corupá). As atividades informais começaram em 1980, com a união dos corais católico e evangélico luterano do município, tendo como objetivo manter a cultura do município.
Atualmente é coordenado pelo regente Wanderli Siewerdt. Possui 30 coralistas, divididos em quatro naipes (tipos de voz): soprano, contralto, tenor e baixo.
O coral está aberto a novos cantores. Os interessados devem fazer um teste para identificação do naipe de sua voz. Os ensaios acontecem todas às quintas-feiras, das 20h às 21h30min, na Igreja Evangélica – Centro.
Desde 2011, o coral participa dos cultos nas capelas do interior como Rio Paulo e Isabel.
O Coral Ecumênico está à disposição para apresentar-se nos eventos em que for solicitado. Apresenta-se em cultos, missas, velórios, casamentos, bodas de prata e ouro.
Coralistas
A maior parte dos coralistas não têm formação musical. "Cantam de ouvido", mas todos são pessoas comprometidas, qualificadas, com espírito de união e que, por esforços próprios, conseguem mantê-lo.
Sopranos: Cecília Millnitz, Hannelore Hermann, Inês Wenndorff, Luana Roberti, Sueli Demathe, Ingeborg Kür, Isa Fietz, Gisela Zendher, Rosangela Demathe, Mateus Demathe, Teresa Cielusinski, Marisa Isabel Cardoso, Rita Schwerdtner, Jaqueline, Eliane, Carin Krobot.
Contraltos: Alceni Wisniewski, Ingrid Schulze, Helga Berner, Silvia Ritter, Eleonora Krobot, Bregitte Adler, Mônica Von Tonemann Gessner, Jaíne
Tenor: Josias Marquardt, Valverdi Roberti, Alcides Demathê
Baixos: Sérgio Minel, Osmar Klitzke, Siegfried Krüger, Tarcísio Oliari
Acec
A Acec é uma instituição jurídica de direito privado, constituída sob a forma de associação civil sem fins lucrativos, de caráter beneficente e filantrópico, apartidária e de cunho religioso. Está sediado na Avenida Getulio Vargas, na Igreja Luterana de Corupá.
A diretoria reúne-se mensalmente e está assim constituída:
Presidente: Josias Robson Marquardt
Vice: Rubens Junior Heinrich Junior
Tesoureira: Rosangela Demathe
Vice: Osmar Kliztke
Secretária: Mônica Von Tönemann Gessner
Vice-Secretária: Luana Roberti
Conselho Fiscal Ativo: Sueli Demathe, Gisela Zendher, Helga Berner
Conselho Fiscal Passivo: Helmuth Schwerhtner, Eleonora Krobot, Hannelore Hermann
Promotora de Eventos: Isa Fietz
Coordenador Geral: Valverdi Roberti
Presidência de Honra: Sérgio Minel
Relações Públicas: Cecília Millnitz
Orador: Rubens Junior Heinrich
Conselheiros Espirituais: Pastor Adenor Saatkamp, Padre João Sebastião Boeing
Diretoria Cultural Ativos: Bregitte Adler, Inês Wenndorff, Tarcísio Oliari
Diretoria Cultural Passivos: Ingeborg Kühr, Teresa Cielusinski, Maria Isabel Cardoso
Quando necessário, a diretoria realiza promoções para angariar verbas. Ao logo dos anos, o coral tem participado em inúmeros eventos: encontros de corais evangélicos, apresentações em cultos, missas, casamentos e Autos de Natal.
Um evento anual do qual participam é o Encontro de Corais, que já foi sediado em Corupá em 2004 e neste ano novamente ficou sob sua responsabilidade.
História do Coral Ecumênico
O Coral Ecumênico começou as atividades informalmente em 1980, com a união dos corais católico e evangélico luterano do município.
Há alguns anos existiam em Corupá dois corais: Coral Santa Cecília, da Igreja Católica e Coral Evangélico da Paróquia Evangélica, formado somente por mulheres e em três vozes. Com o tempo, alguns integrantes saíram do Coral Santa Cecília e começaram a participar do Coral Evangélico. Assim, ambos decidiram unir-se e fundaram o Coral Ecumênico, no dia 28 de agosto de 1988. O grupo começou com aproximadamente 15 integrantes. A união proporcionou mais entrosamento entre os coralistas.
O primeiro regente foi o padre Ilmo Dick, do Seminário Sagrado Coração de Jesus. Quando o padre foi embora do município, a regência passou para a coralista Helga Seidel. Também já foi coordenado por Lane Annegret Krobot Weidner. Alguns anos depois assumiu Ilse Pfutzenreuter. Desde 2009, o coral é regido por Wanderli Siewerdt, pago pela administração municipal, com auxílio dos coralistas.
Mais informações: 3375-1163 ou com Wanderli Siewerdt (regente): 9992-6667