IX Seminário de Inclusão será no dia 26 de agosto em Corupá

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura  e o Caeco (Centro de Atendimento Especial de Corupá) convidam a comunidade para o IX Seminário de Inclusão, em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O tema deste ano é "Construindo uma história de igualdade e oportunidade para todos! Apae Brasil: 60 anos fazendo inclusão"!

O seminário será no dia 26 de agosto (terça-feira), no auditório da Secretaria de Educação, das 13h às 17h, por meio de duas palestras:

  • Acessibilidade, ministrada por Mario César da Silveira, arquiteto e coordenador

da Comissão Permanente de Acessibilidade, de Joinville.

  • Dificuldades de aprendizagem na fonoaudiologia e psicologia, ministrada pela fonoaudióloga Simone Giacomozzi Riedtmann e psicóloga Danieli Graciela Fachini Toassi.

Educação Inclusiva em Corupá

Muitos estados e municípios se organizam anualmente para fazer as adaptações físicas e  pedagógicas adequadas as necessidades dos alunos. Em Corupá, desde o ano 2005, a Secretaria de Educação em parceria com o Caeco, adaptam salas, organizam espaços e promovem anualmente o Seminário de Inclusão, objetivando multiplicar conceitos e valores, que contribuam na melhoria da aprendizagem dos alunos, com necessidades educativas especiais.

A educação inclusiva é uma questão de direitos humanos e depende da definição de políticas públicas, traduzidas nas ações institucionalmente planejadas, implementadas e avaliadas.

Nas escolas da rede municipal de educação de Corupá são atendidos 12 alunos pela educação inclusiva. Estes alunos têm garantido por lei um "segundo professor", de acordo com a deficiência, para auxiliar na aprendizagem. A educação inclusiva está contemplada no artigo 4º da LDB, item III, "Garantir atendimento especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede de ensino".

As escolas da rede municipal e estadual também possuem as salas de AEE (Atendimento Educacional Especializado), que acontece no contraturno escolar. Estas salas possuem mobiliários, materiais didáticos, recursos pedagógicos e de acessibilidade e equipamentos específicos, para desenvolver potencialidades alternativas e diversificadas, com conteúdos aplicados de forma lúdica, dando condições de liberdade, para que o aluno desenvolva sua criatividade.

Dentre as atividades didático pedagógicas desenvolvidas, destacam-se: jogos de memória, quebra- cabeças, sudoku, sequência lógica, semelhanças e diferenças, jogos fonéticos e ortográficos, trilhas, dominós, diagramas e outros. Buscando sempre a evolução das habilidades, competências e aquisição do conhecimento do próprio aluno.

O atendimento na rede municipal é realizado pelos professores do Caeco (Centro de Atendimento Especial de Corupá) e na rede estadual pelos professores de educação especial.

O AEE é um serviço da Educação Especial, de caráter complementar ou suplementar à formação dos alunos no ensino regular, voltado para a formação dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/ superdotação, considerando as suas necessidades específicas de forma a promover acesso, participação e interação nas atividades escolares. Ele perpassa todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, sem substituí-los, garantindo o direito de todas as crianças e jovens a educação escolar comum.

Além do AEE, o Caeco também atende aproximadamente 20 crianças com estimulação essencial e 100 crianças com dificuldades de aprendizagem, que recebem atendimento na própria escola.

Convênio com Apae de Jaraguá do Sul

O município de Corupá mantêm convênio com a Apae desde 25 de agosto de 1999, que é renovado anualmente. O repasse financeiro neste ano é de R$ 144 mil. Do convênio também faz parte, o pagamento de um professor Act,  que atua na Apae. Atualmente 22 alunos  frequentam  a instituição, dos quais 12 no período matutino e dez no período vespertino. O transporte é feito pelo motorista Valdir Franceschi, que venceu o processo de licitação do transporte.

Os alunos são atendidos, de acordo com suas limitações, nos diferentes serviços:

Atendimento

Número de alunos

SPE (Serviço Pedagógico Específico)

1

OT (Oficina Terapêutica)

9

OTI (Oficina Terapêutica de Interação)

1

Grupo de Convivência

4

Saede/DI (Serviço de Atendimento Educacional Especializado)

3

Educação e Trabalho

3

Estimulação Essencial

1

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece anualmente de 21 a 28 de agosto, promovida pela Fenapae (Federação Nacional das Apaes).

Desde sua instituição, em 1964, a Semana é promovida anualmente e cria uma grande mobilização nacional em torno das pessoas com deficiência, permitindo uma maior sensibilização e conscientização da população brasileira e dos governos em favor da busca pela garantia de direitos da pessoa com deficiência e de sua inserção efetiva nos contextos social, cultural, educacional e político do cenário nacional.

Mais informações: 3375-1399 (Joney) ou com Marisa do Caeco 3375-0770