A ação se estenderá aos rios Itapocu, da Luz, Cerro e Jaraguá e visa minimizar impactos com alagamentos em regiões próximas a estes afluentes
Num esforço conjunto das secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos (Semob), Defesa Civil (Sedef) e do Gabinete do Prefeito teve início na manhã desta sexta-feira o desassoreamento de rios da área urbana e rural de Jaraguá do Sul. A ação tem como roteiro os 50 pontos de assoreamento nos rios Itapocu, da Luz, Cerro e Jaraguá, mapeados por técnicos da Sedef. Um primeiro estudo sobre a necessidade deste trabalho já havia sido realizado no primeiro semestre de 2013 e outro logo após as enchentes de junho.
Parte destes pontos fazem parte de estudos feitos pela Defesa Civil jaraguaense encaminhados aos governos Estadual e Federal, e que preveem o repasse de R$ 11,5 milhões para obras de desassoreamento. No entanto, até o momento, o município ainda aguarda resposta quanto ao envio destes recursos. "Por entender que se tratam de obras de emergência, o prefeito e nós resolvemos iniciar parte deste trabalho em áreas mais críticas ", adiantou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Hideraldo Colle.
O prefeito jaraguaense Dieter Janssen e o próprio Hideraldo acompanharam o início dos trabalhos no Rio Jaraguá (nos fundos do Parque Municipal de Eventos, na Barra do Rio Molha) e no Rio Cerro, bairro Barra do Rio Cerro, próximo a empresa Tritec. O secretário de Obras também esclarece que todo o seixo retirado dos leitos dos rios desassoreados será reaproveitado em outros trabalhos da pasta. Entre outras funções, este material pode ser como para revestir valas onde são instaladas tubulações para drenagem de águas pluviais.
Fontes: Hideraldo Colle – secretário de Obras da PMJS – 2106-8101/ Marcelo Prochnow – secretário de Defesa Civil da PMJS – 2106-8235
Emerson Gonçalves de Almeida
Jornalista (MTB nº 3140/11/190)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8229, 2106-8199
id9592@jaraguadosul.sc.gov.br
www.jaraguadosul.sc.gov.br