You are currently viewing Assinado convênio para curso de medicina

Assinado convênio para curso de medicina

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Na tarde desta segunda-feira (29), no gabinete do Prefeito de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen, aconteceu a assinatrua do Termo de Convênio, para implementação da graduação em Medicina na cidade. Esteve presente para o ato, o Secretário Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Heider Aurélio Pinto.

Jaraguá do Sul foi escolhida para ofertar o curso, juntamente com outras 38 cidade do Brasil, sendo a única de Santa Catarina. Os município escolhidos estão distribuídos por 11 estados, com 70 mil habitantes ou mais. São Paulo é o estado com mais municípios selecionados, 14, seguido por Bahia com seis, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná, quatro cada. O Estado carioca vai receber dois e Espírito Santo, Pará, Pernambuco, Rondônia e Santa Catarina, um cada.

Para o prefeito, a cidade busca há vários anos a autorização para que se possa ofertar o curso. "Agora, com com esta autorização concedida, as instituições interessadas deverão buscar o edital, que deve abrir nos próximos dias e apresentar se estão ou não aptas para oferecer esta faculdade", explicou.

Ele disse ainda que é uma conquista para toda a região. "Vai auxiliar e muito na resolução da falta de médicos em Jaraguá do Sul e cidades do Vale do Itapocu. Ele disse ainda que a participação da Católica de Santa Catarina, da ACIJS, da comunidade em geral e das lideranças políticas, que também se envolveram para que esta objetivo fosse alcançado foi de grande importância. "Quando se trabalha em conjunto, tudo tende a dar certo", salientou.
O Secretário Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Heider Aurélio Pinto, disse que "o município foi contemplada devido a sua estrutura de saúde. Tanto em termos de atenção básica, hospitais e leitos hospitalares e até mesmo passando por atendimentos de urgências e emergências e saúde mental. Jaraguá do Sul mostrou que tem todas estas condições e ela foi selecionada, com destaque que sua rede está em estágio tão avançado que não precisa aumentar ou fazer qualquer adequação, apenas precisa manter o que já tem".

A etapa a partir de agora é de abertura de edital para que as instituições interessadas. Esta Universidade selecionada deverá estar adequada aos critérios do Ministério da Saúde, para a oferta da graduação em Medicina. "Alguns pontos que serão considerados para o credenciamento são a avaliação da Iinstituição de ensino no MEC, sua grade pedagógica e os investimentos a serem realizados no município",finalizou Heider.

Ricardo Portelinha
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
47 2106 8095 | 47 8862 3111
portelinha.comunicacao@jaraguadosul.sc.gov.br
http://www.jaraguadosul.sc.gov.br/