Cerca de 250 produtores de banana de Jaraguá do Sul participaram na última terça-feira do "Dia de Campo em Bananicultura" no município. O evento foi promovido pelo escritório municipal da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e contou com a da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural e Agricultura (Semag) e do Programa SC Rural, que prestam assistência técnica para a Associação de Bananicultores de Jaraguá do Sul (Abajas).
O dia de campo ocorreu na propriedade do produtor Waldemiro Murara, comunidade de Ribeirão Alice, interior do município. "A cultura da Banana é uma das principais fontes geradoras de renda do meio rural jaraguaense no qual trabalham mais de 250 bananicultores, com uma produção média anual do município estimada em mais de 51 mil toneladas", destacou o agrônomo da Semag, Jackson Haroldo Schutz.
Para a realização do evento foram montadas quatro estações com os temas: Renovação de Bananal; Unidade de Observação de Plantas de Cobertura de Inverno para Bananal; Coleta de Amostra de solo para análise Química e Física e Sistema de Monitoramento contra Mal de Sigatoka.
Para cada tema abordado foram realizadas atividades práticas com a demonstração de métodos. A participação ativa dos produtores contribuiu para o esclarecimento de dúvidas, troca de experiências e aprendizado de novas tecnologias de manejo de solo e água, fertilidade e biologia do solo, controle fitossanitário e renovação de bananal. Muitos produtores saíram motivados do evento e pretendem implementar em seus pomares alguma das técnicas e tipos de manejo diferenciado apresentados pelos pesquisadores da Epagri.
Fonte: Jackson Haroldo Schutz – agrônomo da Semag/PMJS – 2106-8114
Emerson Gonçalves de Almeida
Jornalista (MTB nº 3140/11/190)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8229, 2106-8199
id9592@jaraguadosul.sc.gov.br
www.jaraguadosul.sc.gov.br