Os membros do Colegiado de Defesa Civil da AMVALI, CT de Prevenção de Cheias e Comitê Itapocu visitaram nesta última terça-feira, 07 de outubro, o Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí (CEOPS), em Blumenau.
O objetivo da visita foi conhecer os trabalhos do CEOPS e os procedimentos em situação de crise na Bacia do Rio Itajaí, bem como suas instalações, equipamentos e equipe técnica.
O meteorologista e coordenador do CEOPS, Dr. Dirceu Luis Severo apresentou o Sistema de Alerta de Cheias da Bacia do Itajaí, onde o monitoramento hidrológico é composto por 17 estações telemétricas, 9 rádios UHF e observadores. O CEOPS monitora a previsão do tempo, os níveis dos rios, realiza previsões hidrológicas, laudos técnicos, pesquisas em meteorologia, hidrologia e efetua simulados de enchente.
Dirceu salientou que a relação causa–efeito que ocorre na Bacia do Itapocu se difere da Bacia do Itajaí, pois os eventos como as enxurradas, são mais rápidos, devido ao menor tempo de concentração e consequentemente um maior escoamento das águas na Bacia do Itapocu.
A equipe que atua no monitoramento da Bacia do Itajaí é composta por doutores em hidrologia, meteorologia, hidrometria e engenheiros.
Maiores Informações: Anja ou Karine (47) 3370-7933.
Karine Holler
Twitter: @amvali_sc | http://www.facebook.com/amvalisc
Tel.: (47) 3370-7933
Atuando decisivamente para o desenvolvimento do Vale do Itapocu.