You are currently viewing Amvali participa do Seminário de Gestão de Riscos Ambientais

Amvali participa do Seminário de Gestão de Riscos Ambientais

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Associação de Engenheiros e Arquitetos de Jaraguá do Sul (AEAJS) em parceria com a Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica de Jaraguá do Sul, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) promovem amanhã (29) e na quinta-feira (30) o I Seminário de Gestão de Riscos Ambientais.

O objetivo é definir e debater sobre os fenômenos de escorregamento e inundação, sistema de alerta, gerenciamento de desastres naturais. Abordar a importância do mapeamento de áreas de perigo e inundações, perigo e vulnerabilidade. Desenvolver a capacidade de diálogo técnico com os diferentes especialistas que trabalham na área de gestão de riscos e projetos nas Prefeituras e demais órgãos públicos.

Programação

O evento inicia às 13h30 desta quarta-feira (29), no auditório do Centro de Profissionais Liberais (CPL), com o promotor de justiça, Alexandre Schmitt dos Santos palestrando sobre o tema “Introdução aos Aspectos Ambientais”. Às 15h50 o geólogo Normando Zitta irá abordar “Gestão de Riscos” e às 17 horas, o professor Massato Kobiyama (UFRGS, Instituto Pesquisas Hidráulicas), abordará o tema “Riscos Geológicos”.

Na quinta-feira, dia 30 de outubro, a programação inicia às 08h30, com o tema  “Riscos Geológicos”, com o Dr. Massato Kobiyama;   às 13h30,  “Ações de Proteção e Defesa Civil do Estado de SC”, com Antonio Edival Pereira (Coordenador Regional da Defesa Civil), às 15h50, “Ações do Planejamento Urbano”  pela Prefeitura Municipal de Blumenau e às 18 horas, “Gestão de Recursos Hídricos na Bacia do Rio Itapocu e o Sistema de Monitoramento e Alerta” com Karine R. Holler  (Engenheira Florestal AMVALI); Anja M. Steinbach  (Bióloga – Consultora SDS/Comitê Itapocu) e Cássio R. Eskelsen (Analista de Sistemas 3Geo/AMVALI).

De acordo com Karine R. Holler o público alvo são os profissionais que trabalham com o uso e ocupação do solo, especialmente em áreas de risco, engenheiros, arquitetos, gestores e técnicos municipais.