You are currently viewing Geologo da Amvali profere palestra no I Seminário Internacional de Desastres Naturais

Geologo da Amvali profere palestra no I Seminário Internacional de Desastres Naturais

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

No dia 10 novembro, às 14 horas, no Auditório da PUCPR, em Curitiba, o geólogo Normando Zitta, consultor da AMVALI, profere a palestra “Mapeamentos temáticos e realidades de tragédias na região de Jaraguá do Sul/SC, um novo olhar”.

O evento acontece entre os dias 10 e 11 de novembro e tem por finalidade discutir a gestão de desastres no Brasil, com apresentações de profissionais de diferentes Estados, e apresentar o Hazus-MH como possível ferramenta de suporte ao planejamento e gestão de desastres naturais e seus impactos sociais e econômicos no Brasil.

O seminário vai possibilitar a integração entre os profissionais e pesquisadores da área de gestão de desastres no Brasil, além da oportunidade de se familiarizar com a ferramenta Hazuz-MH, no Workshop. Com isso pode-se conseguir que mais pesquisadores e profissionais brasileiros tenham acesso a essa ferramenta e busquem seu uso para aprimorar a gestão de desastres naturais no Brasil. Os profissionais e pesquisadores participantes no evento serão motivados a buscar o uso desta e de outras ferramentas, potencializando a melhoria da gestão de desastres no Brasil.

O Hazus-MH foi desenvolvido inicialmente para utilização nos Estados Unidos, servindo como ferramenta de suporte à gestão, pela modelagem de perdas e danos causados por eventos de inundação, furacões ou terremotos. Seu uso em outros países, especialmente na Europa, vem sendo aprimorado e no Brasil pode auxiliar nas atividades de prevenção e mitigação de desastres causados por chuvas intensas.

Apesar de ser a primeira edição, essa é uma temática bastante abordada na PUCPR. Já foram promovidos pela PUCPR dois Seminários de Riscos e Vulnerabilidades Socioambientais. O primeiro em 2010, com o tema “A organização das cidades frente aos eventos adversos potencializados pelas mudanças climáticas” e o segundo em 2011 com o tema “Construindo Cidades Resilientes”.