Foi aberta na manhã desta segunda-feira (17) pelo secretário de Educação de Jaraguá do Sul, Elson Quil Cardozo e pelo avaliador educacional, João Carlos da Gama, representantes de Santa Catarina no Conselho da Undime, a 1ª capacitação do Plano Municipal de Educação, reunindo participantes das Associações de Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI) e da Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (AMUNESC), totalizando 16 municípios, dos quais 13 se fizeram presentes.
A capacitação técnica visa à elaboração ou adequação dos Planos Municipais de Educação “Movimento Planejando a Próxima Década”, criado a partir da aprovação do Plano Nacional de Educação sob a lei nº 13.005/2014, coordenado pelo Ministério da Educação/Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino, articulado com a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes de Educação Municipal/UNDIME-SC, que está sendo implementado no estado.
Elson explicou que os municípios tem prazo até junho de 2015 para elaborar o plano e submete-lo a aprovação no legislativo municipal. “A reunião de hoje tem o objetivo de definir como será realizado este trabalho e as diretrizes a serem seguidas. O primeiro passo é a formação das comissões municipais”, disse ele. Informou que o Plano Municipal de Educação de Jaraguá do Sul será refeito por ser antigo e estar “totalmente defasado”.
O supervisor, João Carlos da Gama, discorreu sobre as orientações gerais inerentes ao processo. “Este plano deverá respeitar as particularidades de cada município e ao mesmo tempo estar articulado com os planos estadual e nacional de educação”, esclareceu.
Além das orientações técnicas, ocorreu uma simulação prática com a dinâmica a ser desenvolvida em cada município.
Em função do assessoramento e acompanhamento dos trabalhos nos 16 municípios, o secretário Elson Quil Cardozo, deixará a coordenação do Colegiado de Educação da AMVALI em 2015.