A Escola de Governo e Cidadania da AMVALI realizou a formatura da 13ª turma na noite desta quinta-feira (04), no Beira Rio Clube de Campo, em Jaraguá do Sul. A cerimônia foi aberta pelo Presidente da AMVALI e Diretor da Escola de Governo e Cidadania, Lauro Fröhlich.
Estiveram presentes além do Presidente da AMVALI, o Presidente da Associação das Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu (AVEVI), Giovani Tonet, A vice-reitora do Centro Universitário Católica, Anadir Elenir Pradi Vendruscolo, o vice-presidente institucional da ACIJS, Anselmo Ramos, a representante do prefeito Osvaldo Jurck de Schroeder, Tania Maria Zoz, o professor e paraninfo da turma, Major Jofrey Santos da Silva, subcomandante do 8º BPM de Joinville e a secretária executiva da AMVALI, Juliana Pereira Horongoso Demarchi.
O prefeito Lauro comentou sobre a importância dos temas abordados pela Escola de Governo durante o ano, entre os quais o funcionamento da gestão pública, orçamento e as leis que regem a administração pública. “Posso afirmar que a prefeitura é uma grande empresa no que se refere à questão financeira, onde dependemos de planejamento e da entrada de recursos para executar obras e serviços. Além disso, o sucesso de um município está ligado ao envolvimento da sociedade, não apenas das ações do executivo”, disse.
O Paraninfo, Major Jofrey Santos da Silva, disse que se sentia muito feliz com a escolha de seu nome para apadrinhar a turma e fez uma surpresa ao entregar para cada um dos 43 formandos uma lembrança inspirada na Moeda de Operações Especiais concedida pela PM de Santa Catarina, em homenagens especiais. “A partir de agora tenho 43 afilhados por quem tenho um carinho especial. Desejo que aproveitem o aprendizado oferecido pelo curso e tenham muito sucesso”, discursou.
Este ano a Escola de Governo e Cidadania realizou 35 palestras e formou 43 alunos que realizaram o curso “Formação de Dirigentes Públicos”, cujas aulas aconteceram entre os meses de março a dezembro, todas as quartas-feiras, das 19h às 22 horas, na sede da AMVALI, em Jaraguá do Sul.
Cada quarta-feira foi realizada uma palestra com um tema diferente. As palestras foram multitemáticas e englobaram seis macroambientes: ambiental, cultural, econômico, físico territorial, político institucional e o social.
De 2002 até 2014 a Escola de Governo e Cidadania da AMVALI já formou 503dirigentes públicos.
Em 2015, no mês de fevereiro, iniciarão as inscrições para 14ª turma, onde estarão disponíveis 60 vagas.
A Escola de Governo e Cidadania é uma promoção da Amvali, e conta com o apoio do Centro Universitário – Católica de Santa Catarina e da Oficina Municipal de São Paulo.
Confira quem são os formandos da 13ª turma:
1. Adriana Bruch
2. Adriano Rahn
3. Ademar João Bachmann
4. Alessandra Sugawara Prudenciati
5. Angela Marli Bening
6. Beatrice Daniele Bylaardt
7. Claudio Fialho dos Santos
8. Cristiani Feustel Hafemann
9. Diana Ilaine Gnewuch de Abreu
10. Dulce Henning Sonnenhohl
11. Edson Fumio Kuwakino
12. Edvirges Wittkowski
13. Elisa Andreia da Silva de Assis
14. Etelvino Fatima Tunes
15. Flavio Rodrigues de Lima Schelbauer
16. Francisco Deretti
17. Gelasio Fiamoncini
18. João Francisco de Souza
19. José Narcizo Zimmermann
20. Josiane Fischer
21. Juliano Vendrami
22. Karine Festugatto
23. Laércio Pauli
24. Laís Pasquali Bueno
25. Laurita Dallmann de Castro
26. Lia Böder
27. Lisete Mauricio Niels
28. Lucimeri Engelhardt
29. Lyz Elaine de Oliveira
30. Marcia Evelise Jamoski
31. Mariane Patrícia Mielke Pereira
32. Marisa Freitas da Rosa
33. Marinez Borck Larroza
34. Nadiete Albino Marcilio Feuser
35. Nelio Krüger
36. Raquel Pedrotti Fiamoncini
37. Rejane Rezende Vidrich Barth
38. Rogerio Jung
39. Ronaldo José de Souza
40. Solange Maria Araldi Medeiros
41. Sônia de Fátima Koshinski Dall`Agnol
42. Vanderlei Sasse
43. Viviane Maria Rodrigues