O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu, realizou na tarde desta quinta-feira (11) a XXVIII Assembleia Geral Ordinária, no auditório da AMVALI, tendo na pauta a apresentação do Projeto “Produtor de Água do Rio Camboriú” com o engenheiro florestal, André Targa Cavassani, da The Nature Conservancy. Ele explanou sobre a proposta de compensação financeira para os proprietários de áreas que protegem as nascentes de água e a vegetação natural no entorno dos rios e com isso mantém os rios limpos gerando economia no tratamento da água para consumo humano.
Outro tema da pauta foi a definição de sugestões para o encaminhamento de projetos para obtenção de verbas do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).
Às 17 horas o Comitê realizou o lançamento do Sistema de Monitoramento Hidrometeorológico da Bacia do Rio Itapocu. Prestigiaram o evento o prefeito de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen, o Secretário de Desenvolvimento Regional, Alcides Pavanello, o gerente regional da EPAGRI, Onévio Zabot, o coordendor regional da Defesa Civil, Antônio Edival Pereira, os homenageados e convidados.
O Sistema é uma parceria entre as instituições EPAGRI/CIRAM, Malwee Malhas, Defesa Civil de Jaraguá do sul e Usina Rio Vermelho de Energia, as quais repassam os dados hidrometeorológicos de suas redes de monitoramento para o sistema.
O monitoramento pode ser consultado no site do comitê: http://www.comiteitapocu.org.br/
Finalizando o evento o Comitê homenageou os parceiros do projeto com a entrega de um certificado de reconhecimento pela colaboração.
Homenageados:
Secretaria da Defesa Civil de Jaraguá do Sul
Epagri/Ciram
Usina Rio Vermelho
Malwee Malhas
Empresa 3GEO
Amvali