Com a preocupação de que turistas e visitantes das praias de Barra Velha consumam alimentos que não causem danos à saúde, a Prefeitura tem atuado constantemente na fiscalização dos produtos comercializados em toda a orla.
Os ambulantes licenciados a comercializar os produtos autorizados pela legislação, além do alvará de licença, recebem um colete branco padronizado de uso obrigatório, facilitando a identificação por parte dos consumidores.
Os ambulantes que tem a liberação para comercializar os alimentos passam pela inspeção da Vigilância Sanitária para depois receberem a licença e o colete que permite exercerem a atividade.
O colete, além de facilitar o trabalho da fiscalização, contribui para que o consumidor adquira um produto que passou pelas inspeções necessárias. Na dúvida, o consumidor pode exigir alvará de licença e atestado da vigilância sanitária, itens obrigatórios para vendedores ambulantes que comercializam alimentos.
Além de adquirir produtos que tem o aval de qualidade, vale lembrar que o turista/visitante/morador está contribuindo com o município. As taxas pagas pelos ambulantes para comercializar produtos na praia são convertidas em serviços para a população.
Para garantir que outros ambulantes não revendam produtos sem o alvará, o setor de Fiscalização atua diariamente na vistoria de possíveis irregularidades. Para isso, a equipe do setor responsável está presente nas praias da região, acompanhando o comércio da orla.
Dúvidas e informações sobre questões de alvará e fiscalização podem ser obtidas através do número 3446-7717 ou 3446-7727, de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio -dia e das 13h30 às 17h30.
Foto: Gaspar Toscan