Com a participação de técnicos das prefeituras de Jaraguá do Sul e Schroeder e representantes da Apevi, Fameg, Universidade Católica, CREA, Aeajs e Avevi, foi realizada na manhã desta quarta-feira (04 de fevereiro), a 1ª reunião da Câmara Técnica de Mobilidade Urbana da AMVALI em 2015.
A analista de projetos da AMVALI, Caroline Coelho, apresentou a proposta de elaboração do Plano Regional de Mobilidade Urbana, através de parcerias, com o objetivo de implantar uma política para o setor e servir de referência aos municípios da região na elaboração dos seus Planos Municipais de Mobilidade.
O Engenheiro Civil Osmar Gunther, representante do CREA, informou que em janeiro de 2015 surgiu um fato novo. “É o Estatuto da Região Metropolitana, onde cabe ao Estado repassar as diretrizes gerais da organização das regiões, incluindo a mobilidade”. Os sete municípios da AMVALI integram a Região Metropolitana de Joinville juntamente com os municípios da AMUNESC e da AMPLA NORTE.
Ao final do encontro ficou definida a criação de três grupos de trabalho, sendo um político, que irá tratar da questão junto às esferas regional e estadual e dois grupos técnicos. Um grupo técnico ficará responsável pela elaboração do trabalho nos municípios de Corupá, Jaraguá do Sul, Schroeder e Guaramirim e outro grupo na área de abrangência de Massaranduba, São João do Itaperiu e Barra Velha. Na conclusão os trabalhos serão unificados.
De acordo com a lei 12.587/2012, do Ministério das Cidades, os municípios brasileiros tem prazo até o mês de abril de 2015 para elaborar seus Planos de Mobilidade.