You are currently viewing Realizada primeira reunião da diretoria e conselho consultivo do Comitê Itapocu

Realizada primeira reunião da diretoria e conselho consultivo do Comitê Itapocu

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O Comitê Itapocu realizou na manhã do dia 23 de fevereiro, a primeira reunião da diretoria e conselho consultivo de 2015. Participaram Anja Meder Steinbach, (Consultora da SDS), Camile Fumagalli (SIEASC), Cássio Eskelsen (3GEO), Juliana Demarchi (AMVALI), Júlio César Refosco (3 GEO), Karine R. Holler (AMVALI), Leocádio Neves e Silva (FUJAMA), Marcio Stephani(Kentucky) e Sérgio Victor Santini (CREA).

A reunião teve como objetivo o Planejamento do Projeto Fundo FEHIDRO de 2015. Inicialmente a consultora do Comitê, Anja M. Steinbach resgatou as sugestões que foram levantadas na XXVIII Assembleia, realizada em dezembro, que foram: realizar estudos de vazão; mapear agentes poluidores, continuidade da educação ambiental, capacitação dos membros, manutenção do site e do sistema de monitoramento, treinamento para o cadastro de usuários de água, participação em fóruns e congressos técnico-científicos. Outro assunto da pauta foi sobre a semana da água e o encerramento da atividade de consultoria pela SDS.  A consultora irá elaborar o escopo básico do projeto e encaminhar à Diretoria e ao Conselho para que complementem o detalhamento das ações.

Como as atividades elencadas foram muito distintas, a consultora sugeriu agrupar atividades e a diretoria priorizou os objetivos: operacionalizar a secretaria executiva; realizar treinamentos para o cadastro de usuários de água; manutenção do site e sistema de monitoramento, participação e publicação de trabalhos em eventos técnico-científicos e capacitação dos membros do comitê. A Diretoria também está ansiosa pelo Plano de Bacia, visto que a promessa no início do Programa SC Rural era de que fosse iniciado em 2015 e até o momento não foi firmado o Termo de Referência para o Plano do Itapocu ainda.

Ficou acordado que para este ano o comitê abordará principalmente o Cadastro de Usuários de Águas, que é uma ferramenta da Política Nacional de Recursos Hídricos, sem a qual o comitê não consegue avançar, pois é a base para realização do balanço hídrico.  Significa  verificar se há disponibilidade natural suficiente para atender todos as demandas existentes sem que haja conflitos pelo uso da água, relacionados a qualidade e quantidade de água na bacia hidrográfica.

E para finalizar o grupo discutiu ações que poderão ser realizadas na semana do dia da Água, que é dia 22 de março.