EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A prefeitura de Massaranduba, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, juntamente com a Epagri, Amvali, Sindicato Rural e a CooperJuriti, promovem durante este ano a primeira edição do projeto Agricultura Familiar nas Escolas.
O projeto destina-se ao 9º ano do ensino fundamental da Escola de Ensino Fundamental Pe. Bruno Linden e da Escola de Educação Básica Maria KonderBornhausen e terá nove módulos.
O primeiro módulo será realizado nos dias 17 e 18 de março, com o tema “A diferença entre agricultura familiar e patronal”, tendo como palestrante, Lilian Fernanda Gonçalves, da secretaria de agricultura de Massaranduba.
Nos meses seguintes os temas serão “Commodites e reflexos na agricultura familiar”, tendo como palestrante Hector Silvio Haverroth” da EPAGRI; “Produtos da Agricultura Familiar de SC”, com Josiane Passos, da EPAGRI; “Meio Ambiente”, com Ancila Daga, do Sindicato Rural de Massaranduba, “Uso do Agrotóxico”, com Cristiane Fiedler, da CooperJuriti; “Agregação de Valor – Agroindústria Familiar”, com Shana Yamaguchi, da AMVALI; “Processamento de Alimentos – Boas Práticas”, com Shana Yamaguchi , da AMVALI e Henrique Rett da EPAGRI; “Cooperativismo e Associativismo”, com Leila Estrowispi, da Cooperjuriti; “Feira das Profissões”, com a participação de engenheiros (agrônomo, florestal, ambiental e de alimentos), veterinário, nutricionista, pedagogo, técnico agrícola, administrador e biólogo.
As palestras acontecerão no período da manhã e a parte da tarde será destinada as visitas técnicas, onde os alunos terão a oportunidade de conhecer o Parque Estadual Rio Vermelho, em Florianópolis, a Estação experimental e centro de treinamento da Epagri de Itajaí, o Centro de treinamento da Epagri de Joinville, a CooperJuriti e uma Agroindústria familiar a ser definida.
O projeto não terá nenhum custo à escola e aos alunos.