You are currently viewing Reunião do Conselho Deliberativo da AMVALI

Reunião do Conselho Deliberativo da AMVALI

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Atendendo convocação do presidente Rovâni Delmonego os prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI) reuniram-se na tarde desta terça-feira (17) na sala de reuniões da entidade.

Estiveram presentes representantes da RZERO, empresa de soluções ambientais, de Curitiba – PR, que apresentaram a proposta de instalação de duas Usinas de Reciclagem na região para destinação final de resíduos sólidos, através do sistema pirólise, um processo de decomposição de altas temperaturas.

A explanação foi feita pelo sócio proprietário da empresa RZERO, Gustavo Mussi. “O sistema é autossustentável sob o ponto de vista energético, pois o processo produz mais energia do que consome.  Permite solucionar o problema nos municípios de maneira ágil, com considerável redução de custos, emissão zero dos chamados gases poluentes e ainda com possibilidade de geração de empregos e tributos. O processo é de super aquecimento, com emissão de gases inferiores ao nível máximo exigido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente e possibilidade de extração de subprodutos do lixo, entre os quais biocombustíveis e carvão” explicou.

De acordo com ele, uma vez aprovado o projeto, a empresa implantará as Usinas e se responsabilizará por todo o processo a partir da entrega do lixo coletado. A coleta permanece por conta das prefeituras. “Haverá ganhos ambientais e economia de recursos para os municípios, uma vez que a logística será reduzida em 50%. Além disso, o diesel gerado pela usina poderá abastecer a frota de máquinas das prefeituras”, destaca.

O presidente da AMVALI,  Rovâni Delmonego, afirma que o projeto é interessante para os municípios tanto pelo aspecto ecológico quanto financeiro. “As prefeituras ficam isentas da aquisição ou locação do terreno e da instalação da usina, que neste caso é de competência da empresa”, salienta.

Ficou definido que o projeto será submetido a análise do departamento jurídico das prefeituras, bem como aos técnicos do meio ambiente e consulta ao ministério público sobre sua legalidade.

O presidente da Fujama, Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente,  Leocádio Neves e Silva e coordenador do PIGIRS, Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da AMVALI, informa que atualmente os sete municípios da microrregião produzem aproximadamente 130 toneladas/dia de lixo, sendo 90 toneladas apenas em Jaraguá do Sul.

Leocádio participou de outra reunião na tarde de ontem, também na AMVALI, com a presença de diretores da Marquise Ambiental, que trabalha em diversas cidades brasileiras com toda a gestão do Resíduos Sólidos e na Educação Ambiental  nas três idades (crianças, jovens/adultos e idosos), na conscientização e planejamento do governo a longo prazo, nos Planos e Politicas de Resíduos Sólidos.

Educação

Outro tema da pauta foi a proposta de consultoria da empresa Humanity, especializada nas áreas de Educação, Assistência Social, Meio Ambiente, Saúde Pública e Gestão Pública. Um dos trabalhos propostos é a elaboração do PAR – Plano de Ações Articuladas da Educação em 2015, que os municípios precisam atualizar para continuar recebendo recursos de programas federais na área educacional.