You are currently viewing Palestra aborda o tema “Eventos Climáticos”

Palestra aborda o tema “Eventos Climáticos”

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

ESCOLA DE GOVERNO

A segunda aula da 14ª turma da Escola de Governo e Cidadania da AMVALI, na quarta-feira (18), às 19 horas, foi ministrada pelo geólogo Normando Zitta e teve o objetivo de despertar nos alunos a percepção de riscos relacionados aos eventos climáticos na região.

Normando afirma que todos os desastres são previsíveis, citando como exemplo as tempesteados, alagamentos, enxurradas, deslizamentos, vulcões, terremotos, tsunamis, entre outros.

Tipos de deslizamentos

Explicou que o solo da nossa região é formado por dois grandes grupos: Relevo montanhoso e área de planície e os escorregamentos de áreas podem ocorrer de várias formas. De acordo com ele um dos eventos é o chamado “Escorregamento Circular”, com formação de degraus; “Escorregamento Planar”, associado a solos pouco espessos e “Escorregamento Lento”, característico em locais com troncos de árvores curvos, fraturas em pavimentos, muros de arrimo adernados (estufados), postes e cercas adernadas.   Existem ainda os casos classificados de “Avalanches e Queda de Blocos”, que são comuns em quedas de barreiras que atingem rodovias ou habitações.

 

O que fazer

O geólogo explica que a primeira ação na gestão de desastres sempre deve ser a prevenção, começando pela elaboração e aplicação do Plano Municipal de Emergência (PME) e elaboração e aplicação do Sistema de Comando de Operações, assim constituído:

Coordenação Geral  (Assessoria de imprensa e Assessoria jurídica); Operacional (Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Samu, Agentes DC, Assistência Social, Secretaria de Obras, Grupos de Resgate);  Administrativo (compras, contratação e controle financeiro); Ações técnicas (informática, geoprocessamento, vistorias técnicas, analises de risco, desmobilização e geólogos) e Logística (comunicações, saúde/hospitais, suprimentos, transporte, limpeza e segurança).

Destacou ainda a importância de divulgar para a equipe os 4 pilares do gerenciamento de áreas de Riscos (o que ocorre, onde ocorre, quando ocorre e o que fazer); – Importância de Mapeamento de Solos, Banco de Dados e Monitoramento de Chuva e Rios, a importância do conhecimento de todos “qual o real papel da Defesa Civil”.

Durante a palestra ocorreu uma dinâmica de grupo, visando trabalhar a articulação das diversas equipes envolvidas num grande evento.

Normando finalizou afirmando que é muito mais trabalhoso e oneroso atuar nos efeitos. “Temos que trabalhar nas causas. A casa mais limpa não é a que mais varremos e sim a que menos sujamos” declarou.