Em abril, será implantado em Corupá, o projeto Livro Livre, uma iniciativa cultural, que permite aos alunos trocarem material reciclável por livros de literatura infantil. A campanha é desenvolvida pelo Instituto Evoluir de Blumenau, com o apoio do Grupo Lunelli, empresa Weg e das Secretarias Municipais de Educação e Cultura, e de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Corupá.
A escritora e empreendedora social Cristina Marques, Presidente do Instituto Evoluir, apresentou a metodologia e ações do projeto Livro Livre à representantes da Secretaria Municipal de Educação, no dia 24 de fevereiro.
O objetivo principal do projeto Livro Livre é formar leitores e possibilitar que a criança conquiste seu primeiro livro, por meio de uma ação educativa de preservação e conservação do meio ambiente.
No dia 26 de março haverá a apresentação do projeto aos 30 professores de Jardim ao 5º ano envolvidos no projeto, seguido de oficina.
Em Corupá, o projeto envolverá aproximadamente 1.120 alunos de Jardim ao 5º ano da rede municipal de educação. A cada um quilo de material reciclável (plástico, papel, papelão, pet), recolhido mensalmente, o aluno troca por um livro. O projeto terá duração de três meses, com distribuição de dois livros mensais, nos meses de abril, maio e junho. Ao longo do projeto, objetiva-se incentivar o hábito da reciclagem.