Integrantes da equipe técnica da AMVALI juntamente com integrantes da PUCPR e representantes dos sete municípios da microrregião participaram de mais uma oficina técnica referente ao Plano de Macrozoneamento da AMVALI nesta quarta-feira (25).
A reunião técnica teve como enfoque principal a discussão para validação das grandes diretrizes e posterior encaminhamento para avaliação por parte dos municípios e da AMVALI, que resultará no documento final.
O supervisor do projeto, Carlos Hardt, da PUCPR informa que a conclusão do macrozoneamento está prevista para o primeiro semestre de 2015. “O documentos está nas etapas finas, mas só será concluído após ouvir a sociedade organizada”, afirma.
Os trabalhos iniciaram em 2013, com objetivo de criar um Plano de Organização Regional, necessário para suportar a expansão da base econômica e populacional ao longo dos principais eixos de desenvolvimento envolvendo os sete municipios da microrregião. “O projeto surgiu da necessidade de novas estruturas no que se refere àscondições físico-naturais, territoriais, sociais e econômicas, serviços públicos, infraestrutura social e condições institucionais,estrutura viária, serviços, comércio e indústria”, esclarece o supervisor.
De acordo com ele o documento após concluído deverá ser utilizado como suporte para elaboração de projetos de captação de recursos, intervenções nos municípios evitando desperdícios, com ações que estejam em harmonia com as propostas.
Paralelamente a PUCPR está auxiliando na reavaliação dos planos diretores de Guaramirim, Schroeder e Barra Velha.