Em audiência com o ministro das Cidades, Giberto Kassab, no município de Chapecó, na sexta-feira, 27, o prefeito, Lauro Fröhlich (PSD), acompanhado do vereador Altair Aguiar (PSD), protocola o pedido de recursos para o asfalto da Estrada Bananal.
Conforme dados da Secretaria de Planejamento atualmente, o bairro Bananal Sul representa a região do município com maior pressão por expansão de áreas residenciais e comerciais, especialmente em se tratando de novos empreendimentos como loteamentos e condomínios. Essa pressão, nos últimos três anos representa a aprovação ou projetos de implantação de mais de sete vezes o número de lotes existentes anteriormente.
Existente desde antes da emancipação do município, a Rua 27 – Bananal é a via principal dos bairros Bananal Sul e Beira Rio e está totalmente inserida no perímetro urbano do município, com uma extensão de 12km e largura 12 metros. Localizada na margem direita do Rio Itapocu, sendo importante eixo de ligação e desenvolvimento dando acesso aos bairros da margem esquerda do Rio Itapocu (Escolinha, Guamiranga, São Pedro de Alcântara e outros) através das pontes Bartolomeu Spezia e Ponte do Agricultor.
Conforme a análise técnica o custo estimado para a execução da pavimentação da Rua Bananal, em toda a sua extensão de 12 km e largura de 12m, é de cerca de R$ 18 milhões.
“Temos conhecimento da importância desta pavimentação que se faz fundamental para a mobilidade urbana e regional, bem como para o desenvolvimento social e econômico dos bairros cortados pela via, bairros do entorno e, consequentemente, para o município de Guaramirim”, define Fröhlich.